Mudou

O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), reviu sua posição nessa sexta-feira (15) e decidiu que o mandato de senador proposto em seu texto será de cinco anos, e não mais de dez anos, como ele havia anunciado. Com a mudança, Castro retoma a redação original do parecer, apresentado na terça-feira (12). O texto determina que todos os mandatos eletivos, de vereador a presidente da República, terão duração de cinco anos a partir de 2022. O relatório do deputado será votado na próxima terça-feira (19).

Elogios

O governador Flávio Dino, em visita à região de Imperatriz nessa quarta-feira (13), elogiou a atuação do deputado estadual Léo Cunha em favor da Região Tocantina. Flávio lembrou a importância do apoio dos parlamentares estaduais à nova política de ações do Governo do Maranhão, voltada aos interesses coletivos.

Atuante

“Quero agradecer ao Léo Cunha pelo apoio e dizer que ele tem sido um deputado atuante, indo quase todos os dias ao Palácio dos Leões, em busca de recursos e encaminhando as demandas dos municípios dessa região”, disse o governador, ao lado dos secretários de Estado Clayton Noleto (Infraestrutura), Simplício Araújo (Indústria e Comércio) e Márcio Jerry (Assuntos Políticos) e do prefeito Sebastião Madeira.

Transparência

Em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, na manhã dessa sexta-feira (15), em Brasília, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

Executivo

A CGU deu nota de 2,2 em uma escala de 0 a 10 para regulamentação da Lei de Acesso a Informação (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%) do Maranhão. Essa pontuação foi dada, após avaliação de solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas de governo e a avaliação ocorreu apenas no Poder Executivo. O Maranhão tem a penúltima posição em transparência entre os estados da região Nordeste e é o 25º no ranking nacional.

Estreito

Na segunda-feira (18), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fará visita oficial ao município de Estreito, onde esteve pela última vez no final do mês de setembro de 2014 durante campanha eleitoral. Na oportunidade, o governador participará de audiência com autoridades locais e lideranças políticas na Câmara de Vereadores, a partir das 11 horas.

Recepção

O prefeito de Estreito, Cicero Neco Morais (PMDB), prepara recepção para o governador. Durante a estada de Flávio Dino no município, vão ser entregues pedidos para realização de obras e a continuidade de outras, além de pedidos de melhorias nas áreas de segurança, educação e saúde. Apesar da aproximação política do governador com outras lideranças locais de partidos diferentes ao do prefeito de Estreito, nada impede que as autoridades constituídas se encontrem, conversem, firmem parcerias e trabalhem pelo povo, uma vez que disputa eleitoral não pode atrapalhar as relações institucionais entre governantes.

Infraestrutura

Nos dois primeiros anos da gestão do prefeito Cicero Neco, o governo do estado destinou recursos para realização de diversas obras que foram concluídas, maioria no setor de infraestrutura devido ao caus em que a cidade se encontrava quando o atual prefeito assumiu em janeiro de 2013. Na semana passada, a prefeitura de Estreito lançou obras que devem ser executadas em parceria com o Governo Federal, entre elas o terminal rodoviário e a construção do prédio onde vai funcionar um polo universitário.