Novo rumo
O governador Flávio Dino anuncia a construção de novo campus para a UEMA em Imperatriz. Investimento de 15 milhões de reais e que irá atender aos cursos de agrárias. Na ocasião, reforçou a emenda que destina o valor de 1 milhão de reais para a melhoria dos cursos de nossa UEMA - Imperatriz, para acervo bibliográfico, laboratórios e outras demandas identificadas pela comunidade acadêmica. Também anunciou convênio com a ACII para a Fecoimp 2015, além de medidas importantes para incrementar o setor econômico no estado.
Bloco
Finalmente, a Câmara de Vereadores de Imperatriz tem seu primeiro bloco parlamentar independente, que foi anunciado e informado por escrito à mesa diretora. Formado pelos vereadores Hamilton Miranda, Zé da Farmácia e Antonio José, o bloco quer atrair para si decisões importantes não importando se de apoio à administração municipal ou não.
Primeiro
E o bloco já demonstrou que vai mesmo partir para iniciativas pessoais, independente do apoio ou de serem ouvidos pelo prefeito. Reuniram-se com o secretário Clayton Noleto apresentando uma pauta de reivindicação e, é claro, devem ter conversado sobre a sucessão do ano que vem, em que Clayton surge como um nome do governo para concorrer à sucessão do atual prefeito. Se afirmaram apoio a esta jornada, são outros quinhentos.
Visita
Pela primeira vez em muitos anos, um governador visitou a sede da Associação dos Municípios para ouvir dos prefeitos suas reivindicações. Isso ocorreu agora, menos de seis meses em que Flávio Dino assumiu o governo do estado. Mesmo em um local apertado, o governador não impôs condições ao convite formulado pela presidente Karla Batista e ouviu dos executivos municipais presentes suas dificuldades e prometeu soluções. A reunião agradou aos mais de 20 prefeitos presentes. Marcou pontos.
Queda
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) divulgou esta semana a Sondagem da Construção Civil do Maranhão referente ao primeiro trimestre de 2015, que sinalizou nova queda no nível de atividade da indústria do setor, ficando em 30,5 pontos e permanecendo abaixo dos 50 pontos. O estudo da entidade pesquisou empresários de construtoras de edifícios, empresas de serviços e de obras de infraestrutura no período de 1º a 15 de abril.
Permanece
Segundo a Sondagem, a tendência de redução no nível de atividade permanece, apesar de um grande aumento no índice das indústrias de pequeno porte, de 22,2 para 31,3 pontos. Já as médias e grandes empresas marcaram 30,4 pontos.
Carga tributária
Entre os maiores problemas enfrentados pelos empresários da construção civil no primeiro trimestre de 2015, está a elevada carga tributária que continua como a mais citada, assinalando 53,6%. Outros problemas que foram muito citados foram a inadimplência dos clientes (32,1%), taxa de juros elevada (39,3%) e a falta de capital de giro (39,3%). No âmbito regional (Nordeste), o problema mais lembrado também foi a elevada carga tributária, que atingiu 41,8%.
Plano Diretor
Criado há mais de 10 anos e estando sub-judice, o Plano Diretor de Imperatriz precisa ser o quanto antes revisto e regulamentado pela Câmara de Vereadores. Sancionado pelo então prefeito Jomar Fernandes, o Plano foi parar nas barras do judiciário exatamente por não ter ter sido ouvido a sociedade e hoje, pode-se fazer tudo, pois, nunca foi regulamentado. Com a palavra os senhores vereadores.
Reconhecimento
O Great Place to Work elegeu a Cemar como a 17ª melhor empresa para trabalhar na América Latina! É a primeira vez que a Companhia entra no ranking, que é realizado anualmente e está em sua 12ª edição. A pesquisa é realizada levando em consideração fatores associados à ambiente de trabalho e engajamento dos funcionários. Parabéns à Companhia!
Comentários