Homenagem a Sarney

O senador João Alberto (PMDB) fez na tribuna do Senado um pronunciamento emocionado em homenagem ao ex-presidente da República e ex-presidente da Casa, José Sarney (PMDB), pela passagem dos seus 85 anos. “Admiro a simplicidade, a amabilidade, a inteligência, as ideias firmes, a cultura, o bom senso, o bom trato do ex-presidente. E dentre todas as suas admiráveis qualidades destaco sua coragem. Coragem de ter feito um governo contestador capaz de reatar relações com Cuba e legalizar o Partido Comunista do Brasil”, destacou.

Injustas

Não tenho procuração para defendê-la, mas acho que estão cometendo injustiças contra a prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, quando tecem críticas ao seu papel no Consórcio dos Municípios do Corredor da Estrada de Ferro Carajás. Cristiane, como presidente do Comerfc, atuou forte para conquistar pontos positivos para os municípios e tornar a entidade forte e respeitada. E conseguiu, por isso é que não se entende as críticas e o pejorativo à ex-presidente que todos os prefeitos elogiam pela sua conduta. Merece, sim, os parabéns!

Fácil

Não é fácil dirigir entidades em que os associados pouco dão importância, casos da AMRT e do Comerfc. Prefeitos só querem saber de entidades que tenham recursos. E, desta forma, a Associação dos Municípios, que é presidida por outra grande e atuante mulher, Karla Batista, está sempre no vermelho, assim como o Comerfc, de Cristiane, e hoje do prefeito de Monção, Queirós.

Estágio

A Suzano Papel e Celulose prorrogou por mais duas semanas as inscrições para o processo seletivo do Programa de Estágio 2015. Com duração de até 24 meses, o Programa de Estágio Suzano oferece vagas para Imperatriz e busca jovens talentos com perfil empreendedor e inovador.

Pilotagem

Começou ontem e prossegue nesta quarta-feira (29) o curso de pilotagem gratuito para mototaxistas de Imperatriz. Oferecidas pela Motoca, as aulas acontecem na sede da concessionária, localizada na BR-010, em período vespertino e noturno. As turmas contam com as inscrições de, aproximadamente, 100 mototaxistas.

Crise

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou na última sexta-feira (24) uma audiência pública para debater a crise que atinge diretamente o polo siderúrgico no município de Açailândia. O evento, que ocorreu no auditório do Centro Empresarial de Açailândia, reuniu, além dos deputados Junior Verde (PRB) e Marco Aurélio (PCdoB), representantes da iniciativa pública e privada, bem como da sociedade civil organizada. Ainda na quinta-feira, dia 23, a comissão visitou várias indústrias siderúrgicas e pôde in loco tomar conhecimento da situação vivida pelo setor.

Ações do  município

A prefeita de Açailândia, Gleide Santos (PMDB), e o secretário municipal da Indústria e Comércio, Gilson Meneses, apresentaram algumas medidas adotadas pelo governo municipal de fortalecimento do ambiente empresarial para as micros e pequenas empresas, como uma forma de buscar alternativas para enfrentar a crise no setor guseiro. Por meio de Decretos, a prefeitura municipal regulamentou as atividades de risco, agilizando as liberações de Alvarás de funcionamento, além de ampliar e criar o parque industrial de Açailândia para as micro e pequenas indústrias.

ISS

A prefeita Gleide Santos ainda decretou a redução de cobrança do ISS às empresas fornecedoras para o setor siderúrgico. A cobrança para essas empresas é de apenas 1% sobre o valor faturado. “Entendo que combater essa crise é uma responsabilidade de todos os setores seja ele privado ou público, e precisamos envolver forças maiores como o governo do Estado, nossos deputados estaduais que já estão dando as suas contribuições, como também os nossos deputados federais e senadores maranhenses. O Município tem feito a sua parte e tomado, através da Secretaria de Indústria e Comércio, medidas que visam minimizar o impacto no comércio local sobre essa crise no setor guseiro e estamos à disposição dos empresários, industriais, sindicatos e a sociedade em geral para buscarmos as soluções necessárias para esse problema que afeta diretamente o município de Açailândia”, enfatizou.