Celulares
Proposta em análise na Câmara dos Deputados (PL 104/15) proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, nas salas de aula da educação básica e superior de todo o País. O projeto, de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), prevê que os aparelhos só serão admitidos em sala se integrarem as atividades didático pedagógicas e forem autorizados pelos professores.
Tablets
O texto amplia o alcance de projeto de lei apresentado em 2007 pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que pretendia proibir apenas o uso de telefones celulares nas salas de aula. Antes de ser arquivado com o fim da legislatura passada, o projeto de Mattos (PL 2246/07) chegou a ser aprovado pela então Comissão de Educação e Cultura, onde foi alterado para estender a proibição a todos os aparelhos eletrônicos portáteis.
Preservar
A comissão concluiu que “para preservar a essência do ambiente pedagógico, deveria estender a proibição a todos os equipamentos eletrônicos portáteis, que desviam a atenção do aluno do trabalho didático desenvolvido pelo professor”. A proposta será analisada conclusivamente pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Presencial
Após visitar e tomar conhecimento das inúmeras obras do governo inacabadas no município de Buritirana, o deputado Léo Cunha, em companhia do prefeito Vagtonio Brandão, esteve na Secretaria de Educação reivindicando a continuidade da construção da escola do ensino médio de Buritirana. Eles, por sinal, foram muito bem recebidos pela secretária de Educação do estado, Áurea Prazeres. Vagtonio não mediu as palavras de elogio por terem sido tão bem recebidos e pelo grande trabalho que está implantando à frente da educação.
Sinfra
Em seguida, visitaram também o competente secretário de Infraestrutura do estado, Clayton Noleto. O encontro foi bastante receptivo e com grandes possibilidades de ações da SINFRA para o município e região.
Boas
Na manhã dessa segunda-feira, a prefeita Gleide Lima Santos realizou no seu gabinete uma cerimônia que marcou o mês de março para as autoridades de segurança pública do município. A solenidade foi uma ação de boas vindas para o novo delegado regional, Assis Ramos, agora responsável pela Regional de Polícia Civil de Açailândia, como também para o novo comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, MJ Brito Júnior.
Vindas
Diversas autoridades se fizeram presentes no local, entre elas o juiz da 1ª Vara Criminal de Açailândia, Pedro Guimarães, vereadores representantes do Sebrae Açailândia, representantes do Centro Comercial e Empresarial e membros da imprensa local. Na oportunidade, a prefeita Gleide Santos reafirmou o seu compromisso com a segurança da população de Açailândia e citou a parceria do município com os órgãos de segurança pública.
Suspensão
O mercado de transporte aéreo e o setor de turismo em geral foram surpreendidos nessa quarta-feira com a notícia publicada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, segundo a qual a companhia aérea Azul cortou voos para onze cidades do Brasil e ainda vai interromper rotas para outros doze municípios. A grande preocupação é saber se Imperatriz esta incluída entre as cidades que terão voos cancelados pela empresa.
Demissão
Ainda de acordo com a jornalista da Folha, além dos cortes de voos, a Azul deve demitir até 700 funcionários para reduzir custos operacionais. Cada uma das cidades em que a empresa opera, ela emprega em média 30 pessoas. “A queda de passageiros e a alta do dólar são os principais motivos. Enquanto o fluxo de passageiros que viaja a negócios caiu 30%, o combustível das aeronaves é negociado em dólares, o que acumula valorização de cerca de 35% ante o real nos últimos seis meses”, frisou Mônica Bergamo.
Comentários