Praças

Se não houver uma ação mais rigorosa por parte dos poderes constituídos de Imperatriz, em pouco tempo as nossas praças estarão proibidas para as pessoas de bem circularem. O fato mais recente e desagradável ocorreu na sexta-feira, quando houve troca de tiros entre jovens que participavam de festa e oba oba em um barzinho instalado no local sem que haja providências. A praça virou ponto de venda e uso de drogas, além de baixarias, como orgias sexuais e violência sem qualquer temor e respeito. O mal precisa ser cortado pela raiz e, neste caso, estabelecer horário para o funcionamento dos locais em que fomentam estes problemas. Funcionando a noite toda, vai continuar oferecendo tudo o que os riquinhos e playboys querem.

Casa

O município tem uma casa de passagens para pessoas que vivem nas ruas drogadas e que são de outras cidades. Deve iniciar uma operação para tirá-los desta situação e depois encaminhá-los para suas respectivas cidades. Imperatriz não pode ficar sendo endereço e acomodá-los. Cada um que cuide de seus problemas, já não basta os municípios fecharem seus hospitais e transformar as ambulâncias em socorro para o hospital municipal.

Tarifa

Mais de 254 mil famílias maranhenses que se enquadram no perfil da Tarifa Social de Energia Elétrica, que é um benefício instituído em Lei Federal para atender aos consumidores residenciais de baixa renda com desconto de até 65% na conta de energia, já perderam o benefício porque não se recadastraram no programa. Estas famílias já estão pagando a tarifa normal, sem descontos, mas podem voltar a ter o benefício quando se recadastrarem.

Social

Dia 31 de dezembro de 2014 foi a data limite estipulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a atualização do cadastro dos clientes junto às concessionárias de energia elétrica. Aqueles que não atualizaram os seus cadastros passaram a receber suas contas sem o desconto.

Perderam

De 1 milhão e 114 mil famílias maranhenses beneficiadas com a Tarifa Social, mais de 254 mil já perderam o benefício nos dois primeiros meses de 2015 porque não atualizaram seu cadastro junto à Cemar. Desses 254 mil, aproximadamente 54 mil famílias recebiam suas contas de energia elétrica pagas por meio do programa Viva Luz, do Governo do Estado (benefício concedido às famílias que consomem até 50 kWh/mês) e, agora, com a perda dos benefícios, terão que pagar as suas contas integralmente. Este número ainda pode aumentar, caso as outras famílias não façam essa atualização.

Critérios

Para ter o NIS, a família precisa estar inscrita no CADASTRO ÚNICO para programas sociais do Governo Federal e ter uma renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo nacional por pessoa, ou seja, R$ 394,00. Idosos com 65 anos ou pessoas com deficiência de qualquer idade também têm direito ao desconto, via BPC - Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que tenham portador de doença ou deficiência cujo tratamento necessite o uso continuado de aparelhos que demandem consumo de energia elétrica, têm direito ao benefício.

Tocantins

O deputado federal do Tocantins, Lázaro Botelho (PP), um dos políticos que serão investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras, diz que ficou surpreso ao ver o nome dele na lista das 49 pessoas envolvidas no caso. Os nomes foram divulgados nessa sexta-feira (6) após o ministro Teori Zavascki, do STF, decidir a abertura do inquérito.

Tranquilo

Por meio da assessoria de comunicação, Botelho afirmou que está “absolutamente tranquilo”. Ele ainda relembrou de que se trata de um pedido inicial de apuração, que ele confia na justiça e que tem a certeza de que será provada a inocência dele. O deputado complementou que vai buscar maiores informações para se posicionar melhor sobre o assunto.