Cursos

Cumprindo a pauta estabelecida para este segundo mandato, a presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina Maranhense - AMRT, Karla Batista, promoveu nos dias 4 e 5 os primeiros de uma série de cursos que visam qualificar os agentes públicos. Desta feita, os cursos foram em capacitação de servidores municipais em Licitações e Siconv. Duas áreas que  causam grandes prejuízos aos municípios exatamente por não terem mão de obra qualificada para gerenciá-las. Durante dois dias, mais de 18 servidores participaram dos cursos no Centro de Convenções de Imperatriz.

Pecando

Mais uma vez, observa-se que os prefeitos não atentam para a necessidade de melhorar os seus quadros funcionais. Dos 24 municípios, apenas Imperatriz, Ribamar Fiquene, Cidelândia e Vila Nova dos Martírios enviaram funcionários. O curso foi uma parceria da AMRT, FAMEM e NAOP/CGU/MA. Facilitador: Marcos Pereira.

Aeroporto

Durante audiência com o deputado Hildo Rocha, quarta-feira (04), o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, anunciou que ainda este ano será iniciado o processo licitatório para obras de melhorias e adequação do aeroporto de Barra do Corda.

Barra

Padilha informou que o projeto prevê a construção de pista adequada para receber aviões de grande porte, pátio de estacionamento de aeronaves, terminal de passageiros, estação de navegação e estação de combate a incêndios. “Vamos ter o que há de mais moderno na navegação aérea à disposição de Barra do Corda”, afirmou o ministro.

Empenho

O ministro parabenizou os maranhenses por mais uma conquista importante que será obtida graças ao empenho do deputado Hildo Rocha e do prefeito Eric Costa.

Abastecimento

Está suspensa a perfuração dos dez poços artesianos que foram iniciados no governo passado e que a Caema não pretende continuar. Mesmo com problemas ainda existentes no abastecimento de água em Imperatriz, o governo do estado decidiu pela suspensão do projeto, o que é um erro.

Alertar

O deputado Léo Cunha, que na época em que foram autorizados teve participação em reivindicá-los à então governadora Roseana Sarney, na semana que vem fará reunião com o presidente da Caema e, depois, com o próprio governador Flávio Dino para pedir que sejam concluídos e interligados à rede de abastecimento. 

Também

Apesar da euforia, o Governo Federal afirma não dispor dos mais de 180 milhões necessários para a execução da travessia urbana de Imperatriz. Diante da crise, o governo federal está reavaliando os projetos e muitos foram cancelados, incluindo o de Imperatriz.

Caducou

Entre as desculpas para que não seja executado é que o projeto foi concebido há dez anos e hoje, para que seja atualizado, serão necessários mais de 60 milhões para indenizações dos imóveis, entre eles o shopping, posteamentos e a rede de fibra ótica. Para quem ainda esteja duvidando, consulte o secretário de Infraestrutura do estado e saiba o que ele foi informado e seu pessimismo em relação ao projeto.

Pior

Para piorar, Imperatriz não elegeu nenhum dos deputados envolvidos diretamente no projeto: Davi Jr e Francisco Escórcio. Com isso, o projeto ficou órfão em Brasília e vai precisar ser adotado por outro parlamentar. Aliás, Weverton Rocha está se mexendo neste sentido.