Contramão

Enquanto o país todo entra em um clima de pessimismo e lamúria, Imperatriz continua crescendo e com suas perspectivas cada vez mais positivas. Somente este ano, a cidade será contemplada com investimentos na ordem aproximada dos 10 milhões de reais e a geração de mais de mil e duzentos novos empregos. Vai crescendo na contramão do que está ocorrendo no Brasil, exatamente pela sua localização estratégica, aliada a mão de obra, aeroporto, ferrovia, água, energia e a aproximação com um grande porto, o Itaqui. A Imperatriz de 2015 é a mesma que começou o ano dois mil. Sempre para frente e que deverá ser a mesma para os próximos anos. Sempre seguindo para frente, ficando maior até do que suas autoridades.

Investimentos

É preciso que seja acompanhado pelos poderes este crescimento e ampliado o atendimento na saúde, no judiciário, no legislativo, educação e infraestrutura. A população de Imperatriz, somente nos últimos três anos, aumentou em cerca de cinco mil pessoas - o censo confirmará - e a tendência é de que continue avançando de forma rápida. E isso exige pressa na sua estrutura completa.

Empreendimentos

A chegada de novos empreendimentos foi iniciada na sexta-feira com a inauguração do moderno Hotel Ibis, da rede internacional de hotéis Accor. Um arrojo dos casais médicos Junior Cruz e Ricardo Olivo, com suas respectivas esposas. Um hotel digno do nome e do crescimento da cidade. Ficou muito bonito e funcional.

Casas Bahia

Em julho, será a vez da cidade receber uma loja do grupo Casas Bahia, que ficará localizada na Getúlio Vargas, no antigo local onde funcionava o Hospital São Raimundo. Os herdeiros dos Noleto já firmaram o contrato e as lojas atuais foram indenizadas para cederem ao grupo.

Papel

Outro grande investimento deste pacote que está vindo é a fábrica de papel, que vai gerar mais de quatrocentos empregos diretos. Os diretores da empresa estiveram em dezembro avaliando o mercado e retornam agora para a conclusão do processo, como aquisição de área e reuniões com o poder executivo.

Também

A VLI, empresa de logística com geração de outros tantos empregos, já está adquirindo a área para sua instalação, devendo ficar na avenida Pedro Neiva de Santana, em galpões que serão montados nos próximos dias. Também vai gerar entre trezentos a quatrocentos empregos diretos.

Suzano

E claro que a instalação da fábrica da Suzano tem gerado a atração destes empreendimentos e certamente vai continuar atraindo. Nada contra Porto Franco, mas, graças ao empenho da ex-governadora Roseana Sarney, a fábrica veio para Imperatriz. O desejo da então oposição, liderada pelo ex-governador Jackson Lago, seria para a cidade portofranquina. Esse mérito não tirarão dela.

Sarará

Com o ritmo dos ensaios a todo vapor, o músico maranhense Erasmo Dibell volta ao Estado para o lançamento do CD Sarará. Nesta sexta-feira (06), o cantor faz apresentação no Centro de Convenções de Imperatriz, a partir das 22h. Já em São Luís, o cantor se apresenta no próximo dia 12, no Teatro Arthur Azevedo, a partir das 21h.

Social

O projeto “Sarará” é patrocinado pela Cemar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Atualmente a Companhia é a 10ª melhor empresa em Responsabilidade Social do Brasil, segundo o ranking da Abradee (Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica) nos indicadores que medem este item, e é uma das maiores incentivadoras da cultura no estado, já tendo investido cerca de R$ 10 milhões em mais de 50 projetos culturais no Maranhão.

Reflexão

“Segurança é praticamente uma superstição. Não existe ninguém que a tenha experimentado plenamente”. (Helen Keller, escritora, primeira pessoa cega e surda a conquistar o bacharelado em artes, nascida em 1880). Nunca se falou tanto em segurança e mais nos vem a sensação que não estamos seguros. Blindamos nossos carros, eletrificamos nossas cercas, monitoramos nossos espaços, queremos nos armar para nos defender de tudo e de todos, sem imaginar que concebendo assim nossa segurança, estamos nos aliando ao nosso próprio algoz. Uma população armada será sempre uma população violenta. No meio das armas, calam-se as leis. Padre Felinto.