Opiniões

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) está utilizando as redes sociais para coletar opiniões da população acerca da reforma política. O parlamentar criou uma enquete on-line por meio da qual a população poderá se manifestar sobre oito questões consideradas essenciais: financiamento das campanhas eleitorais; limite de despesas das campanhas; sistema eleitoral; coincidência das eleições (para que passe a ser geral – de presidente a vereador); manutenção ou fim das reeleições; voto facultativo ou obrigatório; prorrogação dos atuais mandatos ou eleição para mandato tampão e reformulação da Justiça Eleitoral.

Ouvir

“Na condição de cidadão, tenho ideias próprias, tenho opinião formada sobre alguns temas, mas, como parlamentar, tenho a obrigação de ouvir as pessoas, saber o que a população pensa, para votar de acordo com a vontade daqueles que nos elegeram para representá-los”, disse o deputado. Para Rocha, a enquete é uma forma de o eleitor também contribuir para reforçar os pontos de vista dos parlamentares.

Prorrogação

O debate em torno do projeto que muda as eleições no Brasil ainda está sendo iniciado, mas já há discussão sobre a prorrogação dos mandatos dos prefeitos e vereadores para que haja coincidência na eleição geral. Como a própria reforma política é um tema que está longe de um consenso, a própria mudança das eleições, que hoje ocorrem a cada dois anos, não deverá contar com consenso e tampouco apoio da população.

Aturar

Imagine a população ser obrigada a aturar muitos prefeitos e vereadores desonestos e incompetentes por mais dois anos? Em nossa região, já há municípios em que os moradores estão loucos para que 2016 chegue para que eles possam eleger novos representantes.

Sacolinha

O prefeito de Ribamar Fiquene, Salomão Filho, que é natural da cidade, está correndo os órgãos públicos da capital do estado para conseguir recursos ao seu programa de governo. O grande empecilho para a assinatura dos convênios será a inadimplência em que Ribamar Fiquene está, como o INSS e Caixa, só para citar dois. Mas promete não desistir, nem pode.

Frei Arilson

Após decisões no Capítulo Provincial, o Frei Arilson Uchoa despediu-se da Paróquia de São Francisco de Assis, de Imperatriz, para comandar a Paróquia em Belém-PA, pertencente à Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo.

Marco

Durante os 06 anos em que esteve por aqui, Frei Arilson, como Guardião do Convento Paroquial e Vigário Paroquial, levou a Palavra de Deus, celebrou centenas de missas, apoiou a juventude, direcionou os grupos de oração e criou o Grupo de Apoio ao Depressivo (GAV), um marco para a nossa paróquia, para a Diocese de Imperatriz e talvez para a Igreja no Brasil, como o mesmo declarou em sua homilia!

Despedidas

No dia 22, depois de diversas despedidas nas comunidades, presidiu a missa na Matriz São Francisco, que marcou sua despedida oficial da paróquia. Logo depois da celebração, a comunidade paroquial festejou com ele em um singelo coquetel que aconteceu no Solar Eventos.

Propostas

A reformulação da Justiça Eleitoral é uma das propostas pessoais do deputado maranhense durante o debate da reforma política. A ideia é reformular, inclusive, o sistema de funcionamento dos tribunais eleitorais. O endereço da enquete do parlamentar é este: ”http://reformapoliticaopine.blogspot.com.br/