O que esperar da Câmara em 2015?
Passadas as primeiras três sessões ordinárias desta legislatura, ainda há muita incerteza sobre o comportamento dos vereadores para este ano. Presidido por José Carlos Soares, que é mais aberto, o legislativo imperatrizense terá que se comportar como uma autoridade, e não apenas como um simples agente público. Apesar de aberto ao diálogo, José Carlos não dará suporte para ações que porventura venham a ser cometidas por seus pares, tipo posar de cueca no Palácio do Planalto, provocar acidente com vítimas fatais e praticar atentado ao pudor. Fatos que ocorreram em tempos distintos e que não podem ser repetidos, sob pena de o Legislativo cair em descrédito perante a sociedade.
Deputados
A mesma indagação é feita quanto à questão dos deputados estaduais. Houve perdas, com as saídas de Pádua e Carlinhos Amorim. Apenas um foi eleito. O que compensa é o fato de que, embora não tenha tido uma atuação positiva como vereador - não há projeto de sua autoria -, o professor deputado é amigo e do partido do governador, ambos do partido comunista, e poderá tirar proveito disso para um trabalho concreto, e não no oba-oba.
Liquidações
Para animar o carnaval dos lojistas, a aposta para o início de fevereiro são liquidações e queima de estoque. Em um dos maiores centros de compras da cidade, a promoção “Imperial Liquida” já é aguardada pelos clientes e lojistas. A partir desta sexta-feira (06), as lojas do Imperial Shopping já começam a baixar os preços para os consumidores e seguem até o domingo (dia 08) com o saldão.
Descontos
Segundo a gerente de marketing, Dilmara Tavares, esse é o momento de poder movimentar o comércio local com novidades e preços ainda mais baixos do que no início do ano. “Muita gente economizou, apesar de estarmos ainda no início de 2015, muita gente faz planos para comprar à vista e aproveitar os descontos. Esperamos que as vendas e o comércio de Imperatriz continuem com boas expectativas”, disse. Esse é o terceiro ano do “Imperial Liquida”. As lojas funcionam na sexta, das 10h até as 22h, e no fim de semana as âncoras abrem às 14h e seguem em funcionamento até as 22h.
Ratificou
Durante a primeira sessão plenária de 2015 da OAB, realizada nos últimos dias 3 e 4 de fevereiro, o Conselho Pleno da entidade ratificou o apoio da OAB ao projeto de lei de iniciativa popular da Reforma Política Democrática. A decisão do plenário foi no sentido de unir esforços em torno da coleta de assinaturas.
Debates
Por entendimento entre OAB Nacional, seccionais e subseccionais, em todas as grandes cidades brasileiras já vêm sendo realizados eventos de mobilização para debate do projeto e coleta de assinaturas, a fim de viabilizar um projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política. O objetivo é alcançar 1,5 milhão de assinaturas.
Pesquisas
O primeiro pedido para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito dessa legislatura tem por objetivo investigar as pesquisas eleitorais a partir das eleições de 2000.
Eleitorais
A iniciativa foi do deputado Ricardo Barros (PP-PR). Ele explicou que o objetivo da CPI não é criminalizar ninguém, mas verificar até que ponto as pesquisas influenciam o eleitor. “O objetivo da investigação é avaliar a divulgação das pesquisas e o seu reflexo no resultado das eleições. Nós queremos saber se o eleitor se influencia ou não pela pesquisa que é divulgada à véspera da eleição para que aí possamos prosperar na regulação desse assunto”.
171
O pedido foi protocolado na segunda-feira e conta com a assinatura de 171 deputados. A partir de agora, a CPI só pode ser esvaziada se 86 deputados retirarem seu apoio em bloco. A instalação da CPI depende agora da análise do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Aprovado o ato de criação, cabe aos líderes partidários indicarem seus integrantes na comissão.
Comentários