Colégio Militar
Ontem a cidade foi tomada por uma notícia dando conta que o Colégio Militar de Imperatriz seria fechado. As autoridades não comentaram o assunto, devendo ser examinado pelo governo do Estado. Até o momento, ainda não foi nomeado o gestor regional da educação, o que deve ser apressado para que estes e outros assuntos sejam acompanhados de perto. A confirmação dessa notícia será um retrocesso.
Taxas
Atendendo a pedido formulado pelo Ministério Público em Ação Civil Pública, o Poder Judiciário determinou que o Colégio Militar Tiradentes se abstivesse de cobrar qualquer taxa de pais de alunos. Além disso, os valores cobrados devem ser devolvidos e as inscrições foram prorrogadas para que fossem feitas gratuitamente. Permitir que uma escola pública cobre significa extinguir o ensino público no País. “Devemos, sim, cobrar educação de qualidade do Estado e não transferir esse ônus aos pais e mães que, em sua imensa maioria, são pobres”, disse o promotor Joaquim Ramos.
Refinaria
A continuidade da instalação da Refinaria Premium da Petrobras em Bacabeira foi o assunto predominante na reunião da nova bancada federal maranhense, realizada segunda-feira (2), em Brasília. O deputado Hildo Rocha tem demonstrado otimismo quanto à retomada do projeto. Ele reconhece que o momento econômico e a situação pela qual passa a Petrobras são fatores que dificultam a continuidade do projeto, mas, como bom brasileiro, não desiste de lutar para que a refinaria seja instalada.
Unidos
“Isso não pode ficar da forma como se encontra, então nós temos que estar unidos para buscar solução para essa questão. Entendo que, unidos os 18 deputados e os 3 senadores, vamos conseguir que essa refinaria se torne uma realidade a curto ou médio prazo”, ressaltou Hildo Rocha.
Fusão
O partido Democratas quer urgência para as restrições à fusão de partidos políticos. O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), apresentou, logo no primeiro dia da nova legislatura, uma proposta (PL 23/15) que altera a Lei dos Partidos Políticos (9.096/95) e estabelece uma espécie de quarentena para a fusão partidária. De acordo com o texto, só será admitida a fusão de partidos políticos que tenham obtido o registro definitivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) há, pelo menos, cinco anos.
Posição do PSD
A urgência para a votação da matéria na Câmara também foi defendida pelo PSD, que apoia a criação de um novo partido, o PL, Partido Liberal. No entanto, o líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), desmentiu que haveria estratégia de fusão dessas duas legendas para a formação de um grande partido, com maior poder de influência no cenário político. Rosso acrescentou que concorda que os partidos sejam criados de acordo com a norma, “mas há que se criar regras para que a gente não tenha novos partidos políticos todos os meses”.
Recurso à Justiça
Líder da Minoria, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) não descarta a possibilidade de recorrer à Justiça Eleitoral contra fusão ou criação indiscriminada de partidos políticos. “Há, seguramente, um movimento crescente dentro do Congresso de indignação em relação a essa brincadeira de criar partidos ou de se buscar uma lista de criação de um partido já tendo um partido coadjuvante sendo colhido também. Seguramente, o Tribunal Superior Eleitoral também será convocado por meio de consultas”.
Reflexão
“A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância”. (Will Durant, filósofo, historiador e escritor, nascido em 1885 nos Estados Unidos). Anos e anos de escola e universidade para depois perceber que tudo que recebemos ao longo desses anos todos não foi educação, mas apenas meios para poder obtê-la. Quanto mais se lê e mais se relê a vida, é apenas um mergulho na própria ausência do conhecimento. Quanto mais se estuda determinado assunto, mais se mergulha no mistério de cada ser, de cada existência. Somos eternos aprendizes. Alunos sempre; mestres? Jamais! Vamos que vamos! Bom dia! Padre Felinto.
Comentários