Contas reprovadas

Além do deputado Ricardo Murad, outro que também teve suas contas reprovadas como gestor foi o atual comandante geral da Polícia Militar, o Coronel Alves. As contas foram do período em que esteve no comando do Terceiro Batalhão, em Imperatriz. Situação delicada para ele, que é um bom militar e oficial, e não um administrador, e seu superior Flávio Dino já havia dito que em seu governo não teria pessoas com problemas. Mas já tem o ex-governador José Reinaldo Tavares.

Comissão

Através da Portaria nº 1728/2015 – GAB, que dispõe sobre a composição de membros da Comissão de Gestão do Mercado Municipal no período de Reforma, a prefeita Gleide Santos (PMDB) nomeou oito servidores públicos de diferentes secretarias e assessorias, que serão responsáveis por todas as discussões na transposição de todos os feirantes do atual mercado para outro local provisório, até que seja realizada toda reforma e ampliação do referido logradouro. A comissão ainda terá o apoio de outros servidores públicos que irão acompanhar de perto todo o remanejamento dos feirantes do Mercado Público.

Médicos

Oito municípios da região, incluindo a cidade de Açailândia, podem solicitar vagas no Programa Mais Médico, do governo federal. Ao todo, no Maranhão, 50 cidades podem solicitar mais profissionais. O edital do Ministério da Saúde abre oportunidade para 1.500 prefeituras.

Quem?

Podem solicitar vagas os municípios de: Açailândia, Amarante, Balsas, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina e Vila Nova dos Martírios. Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do programa.

Varas

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8317/14, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cria duas novas varas federais na área de jurisdição do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), com sede em Brasília. As novas unidades judiciárias serão implantadas nos municípios de Palmas e de Araguaína, ambos no estado do Tocantins.

Os cargos

Para atuar nas novas varas serão criados 2 cargos de juiz federal; 2 cargos de juiz substituto; 26 cargos de analista judiciário; 8 cargos de técnico judiciário; 26 funções comissionadas; e 2 cargos em comissão.

Atender

O STJ afirma que as novas unidades judiciárias em Palmas e em Araguaína vão atender ao expressivo crescimento no número de processos distribuídos para essas regiões do norte-tocantinense, que apresentam significativa densidade demográfica. De acordo com a proposta, as despesas decorrentes da criação dos órgãos judiciários e dos cargos correrão por conta das dotações orçamentárias da Justiça Federal de 1º grau.

Tramitação

O texto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, segue para a exame do Plenário.

Reflexão

“Teria maior confiança no desempenho de um homem que espera ter uma recompensa do que naquele que já a recebeu”. (Voltaire, filósofo, nascido em Paris em1694) Diz-se: quem paga adiantado merece ser enganado. Somos assim: perdemos a motivação quando não existe mais razão para ir atrás. Prêmio antecipado é troféu esquecido sobre a estante. Quem antecipa pagamento corre o risco de não ver sua obra terminada. Poderia ser diferente, mas o ser humano é assim. Mesmo um ato generoso é facilmente esquecido. A bondade é esquecida, mas o pagamento é cobrado. Vamos que vamos! Bom dia! Padre Felinto.