Arquivado

Como coordenador da Frente Popular Pró-Maranhão do Sul com registro no Senado e Câmara, recebo um comunicado com muita tristeza. Com o fim da legislatura no dia 31, embora a nova só comece em dois de fevereiro, o projeto que pedia a realização de plebiscito ou referendo para ouvir a população maranhense sobre a criação do Estado do Maranhão do Sul foi arquivado. Isso mesmo. Apesar de o autor da proposta continuar no mandato, saímos da fila e não sabemos até quando. Infelizmente, durante os quatro anos do governo petista e ainda com as forças ocultas ou não tão ocultas assim, a criação de novos estados continua barrada pelo governo.

Parlamentar

O que há de se lamentar é que a comissão formada a partir de um debate na mídia conseguiu avançar com o projeto e conquistar adesões importantes e até a formação da Frente Parlamenta Pró-Criação do Maranhão do Sul. Presidida pelo ainda deputado federal Lourival Mendes, que também não foi reeleito. A frente realizou ainda duas audiências, uma em Brasília e outra em Imperatriz.

Pronto

O projeto estava pronto para ser apresentado em plenário. Foi aprovado em todas as comissões necessárias. Contudo, chegou aos quatro anos e não foi colocado na ordem do dia como prioridade. Infelizmente, a luta será recomeçada e é possível que sejam realizadas reuniões para traçar as próximas metas. Por enquanto, foi adiado o sonho de um novo estado.

Municípios

Um imenso país como o Brasil precisa ser redividido, pois as distâncias entre as sedes dos executivos são enormes e pouco chega nas localidades. Mesmo assim, a presidente Dilma vetou a criação dos novos municípios e orientou sua bancada a não aprovar os pedidos de plebiscito dos novos estados. Há 46 projetos, dos quais seis estavam prontos para serem apreciados pelo plenário. Todos tiveram o mesmo fim do Maranhão: arquivados.

Estados Unidos

Com uma área territorial menor do que o Brasil, os Estados Unidos possuem 50 estados, o dobro do Brasil. Uma coisa que os políticos brasileiros, que copiam muito dos EUA, deveriam copiar: reduzir a distância entre os estados e municípios.

Receita

A velha desculpa de que irá aumentar as receitas é conversa fiada. Isto porque haverá a divisão do bolo. Com isso, os recursos que hoje não chegam aos mais distantes, chegará sua parte e de forma oficial. Não há nenhum estado novo ou município que não tenha se desenvolvido após ser emancipado. Vide, Tocantins e os municípios da região.

Sem

Foi realizado, na manhã de sexta, o lançamento da “Campanha 2015 Sem Drogas!” - no auditório da OAB. Diversas autoridades participaram do evento, entre eles Malaquias Matias (presidente OAB); Padre Gilberto do Centro de Recuperação Casa do Senhor, Pastor Carlos (presidente do CONGICEI); Pastor Paulo Roberto (Projeto Cristo Liberta); o Músico Profeta MC; Ricardo Seidel; Vereadores Carlos Hermes e Adonilson; Major Jonilson e Comandante Markus (3º Batalhão de Polícia Militar); Cleyton Silva (secretário da Juventude de Imperatriz) e o Professor Valdir Torres (CEMEST).

Drogas

Atividades do projeto serão iniciadas com a MARCHA PELA PAZ - dia 25 de janeiro, às 16:00hs, na Praça de Fátima! Toda a sociedade unida contra as drogas!! Parabéns a todos os participantes! Deus abençoes a todos!

Triste

Imperatriz tem mais de mil pontos de vendas de drogas, um número alarmante e preocupante. Tudo isso para proporcionar aos viciados e aos futuros facilidades de comprar o veneno sem volta, a chamada droga.