Décimo
Muitos municípios não conseguirão efetuar o pagamento do décimo terceiro salário aos seus trabalhadores. A maioria por irresponsabilidade dos gestores, que têm o dinheiro público como se fosse deles e gastam sem controle. Mas há aqueles que já pagaram a primeira parcela e vão para a segunda. Também há aqueles, como Ivan (de Cidelândia), Gleide Santos (de Açailândia), Cicin (do Estreito) e outros, que anteciparam todo o salário e injetaram milhões na economia dos seus municípios, fazendo com que os servidores tenham um final de ano alegre e com o bolso pronto para a compra de presentes e pagamento de dívidas.
A sexta
Em todo o mundo, 41% dos anfíbios, 26% dos mamíferos e 13% dos pássaros estão ameaçados de extinção. Os números, publicados na revista Nature, revelam que as taxas de extinção das espécies podem chegar até 0,7% ao ano, uma porcentagem 100 vezes maior que a registrada antes da era moderna. “Esse processo tem consequências para nós. Pode estar por trás de epidemias, por exemplo”.
Extinção
“Mas não estamos falando de extinções-relâmpago, ou seja, podemos agir para mudar essa história”, diz o português Henrique Miguel Pereira, professor do Centro Alemão de Pesquisa Integrativa da Biodiversidade, em Leipzig, e autoridade mundial no tema. Ao site de VEJA, cientistas explicam como as taxas se tornaram tão críticas e as maneiras para reverter o cenário.
Cinema-aleluia
Este ano, a superprodução Noé causou indignação de muitos por não ser fiel à narrativa bíblica. Na próxima semana, outro filme que pode ser visto com olho torto pelo público cristão é Êxodo: Deuses e Reis, de Ridley Scott, que faz uma leitura livre da história dos judeus que deixam o Egito guiados por Moisés. Reportagem do site de VEJA aponta um fenômeno oposto. São os chamados filmes de fé, feitos com orçamento baixo, distribuição forte no circuito de home vídeo e internet - e apego estrito às palavras da Bíblia.
Bloco
O PPS, o PSB, o Solidariedade e o PV lançaram nesta semana um novo bloco parlamentar que funcionará na próxima legislatura, chamado Esquerda Democrática. As atividades do bloco irão além do Congresso, estendendo-se a assembleias legislativas e câmaras de vereadores, semelhante a uma federação de partidos.
Segunda
A junção das agremiações cria a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados, com 67 parlamentares. A união é menor apenas que a bancada petista, que terá 69 deputados a partir do próximo ano.
Polarização
O deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP) afirmou que a união dos partidos é importante para discutir e votar assuntos de interesse popular e se apresentar como uma alternativa à polarização PT-PSDB. “A ideia dessa federação que construímos é apresentar essa alternativa”, disse.
Municipais
O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), afirmou que a união dos partidos também vai valer para as eleições municipais de 2016. “Esse bloco quer atuar nas eleições de forma unida, ou seja, orientando cada estado e cada município que atue em conjunto para que o bloco tenha um candidato para, com essas novas ideias e novos projetos, enfrentar o debate eleitoral”, afirmou.
Separados
Sobre a sucessão à Presidência da Câmara dos Deputados, os partidos do novo bloco não devem caminhar juntos. O SD declarou apoio à candidatura do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O PSB anunciou candidatura própria, com o deputado Júlio Delgado (MG). O PV E o PPS também apoiam o candidato do PSB.
Comentários