Eleições

Amanhã, haverá mais uma eleição em Imperatriz, desta feita no Sindicato Rural, um dos fortes e representativos da sociedade local. Duas chapas disputarão a presidência do Sinrural, encabeçadas por João Barbudo e Renato Pereira. Muita movimentação entre os produtores e a previsão é de que, a partir das oito horas, o Parque esteja lotado de produtores e simpatizantes. Boa sorte aos dois candidatos e que vença aquele que conseguir agregar o maior número de associados.

Contas

A primeira-dama de Santa Inês, Luana Alves, eleita deputada federal suplente, teve as contas de campanhas rejeitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). No entendimento da Corte, a prestação de contas de Luana tem indícios da prática de “Caixa 2”, tática usada por candidatos para tentar burlar o limite de gastos de campanha e usar verbas que não poderiam ser declaradas. Mas a primeira-dama foi pega com “a boca na botija” e não conseguiu enganar o Judiciário Eleitoral.

Rejeitadas

Luana Alves, que poderá assumir a vaga de Zé Reinaldo na Câmara Federal, será diplomada com os outros eleitos, mas provavelmente se tornará inelegível pela prática de “Caixa 2”, que além de ato corrupto, é crime eleitoral. A prática ilícita de “Caixa 2” poderá ser inclusa no Código Penal, de acordo com a nova proposta de Código Penal, que pode ser votada nesta semana pelo Senado. Atualmente, usar dinheiro não declarado em campanhas políticas está previsto como delito apenas na legislação eleitoral.

Recesso

O STF está próximo de entrar de recesso e ainda não apreciou o recurso do ex-prefeito Deoclides Macedo, que tenta tornar sem efeito a resolução do TSE que o tornou inelegível por conta de sua condenação pelo TCU. Deoclides esperava que a resolução entrasse em vigor somente nas eleições municipais e com isso não seria barrado. Foi.

Colegiado

Pela resolução editada em julho pelo TSE, para o registro de candidaturas, o órgão eleitoral acatará as reprovações de contas dos tribunais, mesmo que os vereadores dos municípios fossem contra os pareceres. Ou seja, o que está valendo são os TCMs, TJs e TCU. Agora não adiantará pagar vereadores para ser contra pareceres dos tribunais.

Exemplo

Como os vereadores agem é que essa semana foram aprovadas as contas do ex-prefeito Boca Quente, de São João do Paraíso. Isso mesmo. Afastado pela justiça, contas reprovadas e tudo de quantas coisas erradas, Boca Quente mexeu os pauzinhos e os vereadores aprovaram suas contas.

Re-reeleita

Com o apoio dos vereadores Jarnilan, Grandão, Chiquinho, Salomão, Paulo Birita e Alan de Jesus, todos da base de apoio à prefeita Vete Botelho, a vereadora Gel Torres conseguiu a sua terceira eleição para presidir a Câmara Municipal de Itinga do Maranhão.

Base

Com forte apoio da base governista e o bom trabalho que vem realizando, foi relativamente fácil para o grupo da prefeita vencer a oposição, que não conseguiu sequer montar uma chapa. Em seu discurso de posse, a parlamentar destacou a grande parceria com o executivo, que segundo ela vem danado resultado.

Ampliando

A Suzano Papel e Celulose está ampliando a rede de parcerias florestais com produtores rurais nos Estados do Maranhão, Tocantins e Pará. A estimativa da empresa é atingir a marca de 10 mil hectares de florestas plantadas no Programa de Parceria Florestal ainda no primeiro trimestre de 2015. O objetivo é apoiar o desenvolvimento florestal por meio de incentivos e estímulos ao cultivo de eucalipto em terras de produtores locais independentes.