Terrenos

A exemplo do que ocorreu em Davinópolis, com a doação de uma imensa área para um amigo do então prefeito Chico do Rádio, moradores do município de Governador Edison Lobão estão denunciando o prefeito Evandro Viana de estar legalizando área que seria destinada ao município em favor de particular. O temor dos moradores, que pedem investigação dos vereadores, é que, com estas doações, o município não fique com áreas para expansão e tampouco construção de prédios públicos. E mais: que tudo não passa de armação. Com a palavra, os nobres e respeitados vereadores(sic).

Detectores

O Conselho Nacional de Justiça decidiu nessa segunda-feira (1º) que juízes e promotores terão que passar por detectores de metais no acesso a tribunais. O CNJ julgou procedente requerimento da OAB do Paraná, que contestava ação do Tribunal de Justiça daquele Estado que submetia apenas advogados e visitantes aos procedimentos de segurança. A OAB Nacional participou do processo como interessado.

Desprestigiava

No processo, a OAB informou ao CNJ que a revista apenas em advogados desprestigiava a classe, indispensável à administração da Justiça, e violava inúmeras prerrogativas. “A Lei Federal nº 12.694/2012 autorizou os tribunais a adotar medidas de segurança nos prédios da Justiça, em especial a instalação de detectores de metais, mas o próprio legislador determinou que todos aqueles que queiram ter acesso às dependências do fórum deverão ser submetidos a esse tipo de controle de acesso”, diz no voto.

Resolução

O próprio CNJ editou Resolução que prevê a possibilidade de “instalação de aparelho detector de metais, aos quais devem se submeter todos que queiram ter acesso às varas criminais e áreas adjacentes ou às salas de audiência das varas criminais, ainda que exerçam qualquer cargo ou função pública, ressalvada a escolta de presos”.

Desigual

No entanto, na maior parte das vezes, esses aparelhos de segurança são instalados nas entradas dos tribunais, por onde apenas advogados e visitantes entram. “O tratamento desigual viola a isonomia e o exercício das prerrogativas profissionais dos advogados. Não se pode partir de premissa equivocada ao supor que os advogados se prestem a introdução de coisas proibidas nos prédios dos foros, sendo certo que as revistas nada mais representam que busca pessoal nos pertences de tais profissionais, cuja regra, contudo, não é isonomicamente aplicada quando se trata de advogados públicos/defensores públicos/procuradores da fazenda nacional e membros do Ministério Público”, diz a OAB.

Doe

A Companhia da Alegria de Imperatriz, em parceria com a Igreja Santa Teresa d’Ávila, desenvolve a campanha Natal Solidário. A ideia é arrecadar brinquedos e roupas para serem doadas no Natal para as crianças do Hospital Municipal Infantil (HMI), Organização Batuque do Naldo e Casa da Criança. O trabalho da companhia é essencial, pois tem ajudado de maneira significativa as crianças carentes da cidade. As doações podem ser realizadas até o dia 23 de dezembro na “Sala de Vidro” do Tocantins Shopping ou na secretaria da Igreja Santa Teresa d’Ávila. Faça uma criança feliz!

Diário

Acontecerá hoje, dia três, no Educallis do Anil, às 19h30, o lançamento do livro “Diário de Anil”, escrito por Hannah Andrade, aluna de Farmácia do 5º período UFMA, que está no 7º período da Universidade Semmelweis de Budapeste (Hungria), através do programa Ciência sem Fronteiras. O livro é um drama thriller onde conta a história de uma jovem russa que passou os últimos meses da vida num asilo para loucos escrevendo um diário sobre as coisas pelas quais passa e explicando os motivos que a levaram a este destino.

Ramos

A estudante vem a ser filha da veterinária Nina Ramos, filha do “seu” Ramos, um dos pioneiros em televisão e transmissão em Imperatriz. Nina, que hoje mora em São Luís, informou que o próximo passo será apresentar o trabalho em Imperatriz. Sucesso à jovem imperatrizense.