Impunidade

Há muito que se fala e até critica a forma como é conduzida a questão da prisão de mandantes e autores de crimes cometidos não apenas em Imperatriz, mas em todo o país. Novamente vem à tona a necessidade de que seja modificado o Código Penal Brasileiro, pois este que está aí, de 1940, não tem mais sentido de continuar. Com o atual CPB, os marginais sabem que podem fazer e acontecer. A exemplo do que ocorre nos setores da educação e saúde, em que se investe o mínimo ou quase nada, a segurança  continua sem um bom aparato de equipamentos e pessoal, o que acaba refletindo no desânimo dos policiais. Estes, quando investigam, conseguem prender e poucos dias depois, por força da lei, são obrigados a abrir as portas dos xadrezes para que os bandidos saiam e ainda por cima ironizando os agentes da lei.

O que fazer?

Claro que, em primeiro lugar, tornar um sistema de segurança único, PM e Civil, como ocorre em outros países e principalmente mais investimentos, organização, união e hierarquia dentro da Polícia Judiciária. Há bons agentes, delegados, policiais e comandantes, contudo isso ainda não é suficiente para que o sistema imponha respeito.

Mudanças

Daí a necessidade de que sejam implementadas ações mais fortes e principalmente mudanças na lei, que venha a agir com mais rigor nos menores infratores, hoje responsáveis pela maioria dos crimes registrados em todo o Brasil.

PESAR

A Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom) lamenta a morte do cinegrafista Francisco Carvalho, que também era produtor do Programa Espaço Aberto, no Canal 21, em Imperatriz.
A Secom se solidariza com familiares e amigos de Francisco Carvalho, neste momento de dor e perda de um profissional muito querido em Imperatriz pela sua competência e dedicação ao trabalho.

Mulheres

O Núcleo de Mulheres do PMDB, em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães (FUG), promoverão ontem, 01 de dezembro, no San Marco Hotel, em Brasília, no Distrito Federal, o seminário “PMDB Mulher - Discutindo a Reforma Política”. O objetivo do seminário é ajudar o partido na elaboração de uma proposta para uma reforma política que seja capaz de auxiliar a harmonizar as atuais e futuras exigências da cidadania com as práticas de seus representantes.

Prejuízos

Isto sem prejuízo da expansão da Democracia Participativa, pois o cidadão, crescentemente, exige protagonismo na cena política local, estadual e nacional. Contemplando entre outros pontos a garantia de igualdade e promoção dos direitos políticos da mulher, pilar fundamental para uma democracia plena.

Presenças

Participaram do evento Michel Temer, vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB; as deputadas federais Fátima Pelaes (AP), presidente nacional do PMDB Mulher, e Marinha Raupp (RO), presidente do PMDB Mulher de Rondônia; as senadoras eleitas deputada federal Rose de Freitas (ES) e Simone Tebet (MS), os deputados federais Marcelo Castro (PI), membro da Comissão Especial destinada a efetuar estudo e apresentar propostas em relação à Reforma Política (CEREFPOL) e Eliseu Padilha(RS), presidente da Fundação Ulysses Guimarães; e Regina Perondi (RS), vice-presidente nacional do PMDB Mulher. Além das presidentes e representantes das Executivas Estaduais do Núcleo e outras autoridades.

Luto

Ontem, faleceu a empresária Adeci Loiola Guimarães, esposa do bioquímico e juiz arbitral Francisco Lopes Araújo. Ex-aluna da antiga Escola Técnica Amaral Raposo e fundadora das Farmácias Guimarães. Foi ainda diretora da Associação Comercial.