Secretários

Findados os anúncios dos futuros secretários de estado do novo governo, viu-se claramente que o prefeito Madeira ainda não indicou nenhuma pessoa para o governador eleito. Aliás, a coluna já havia antecipado que ele não iria pedir cargo, e sim o cumprimento do acordo feito ainda em campanha para que liberasse recursos para seus dois últimos anos do governo. E não é baixa a quantia - 50 milhões de reais. E mais: fica evidenciado ainda que ao deixar o cargo, em janeiro de 2017, Madeira deverá compor o secretariado estadual. Declaração do próprio Flávio em evento na Fest. Os dois anunciados, o Telles e o Clayton, são da cota do próprio governador.

Prefeito

Cresce fortemente a informação de que o atual presidente da Câmara, Hamilton Miranda, está se preparando para alçar voos mais altos e vai trilhar a pavimentação do caminho para disputar o lugar do seu amigo Madeira. Com um trabalho elogiável no comando da edilidade, Miranda quer sentar na mesa e discutir a sucessão.

Destaque

A Companhia Energética do Maranhão foi premiada como “Destaque no Critério Estratégias e Planos”, na edição 2014 do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) que reconhece organizações brasileiras pela excelência da sua gestão. Estas organizações são avaliadas com base no MEG (Modelo de Excelência em Gestão), da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), e são classificadas de acordo com uma pontuação que indica o nível de maturidade da gestão, com base nas suas práticas de gestão e resultados organizacionais.

Estratégias

Dentre as três categorias de reconhecimento adotadas pelo PNQ, que são: “Premiada”, “Finalista” e “Destaque por Critério”, a Cemar foi premiada na última delas e vem trabalhando cada vez mais para ampliar seus resultados a cada premiação. Por meio do Modelo de Excelência em Gestão, a Cemar promove a permanente melhoria na prestação de seus serviços e na capacitação de seus profissionais. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas.

Açaí

O açaí está prestes a se tornar fruta nacional, a exemplo do que já acontece com o cupuaçu. A intenção é protegê-lo contra a biopirataria na Amazônia. A Comissão de Cultura da Câmara aprovou um projeto de lei do Senado (PL 2787/11) que declara o açaí como “fruta nacional”. O texto altera uma lei de 2008 (Lei 11.675/08) que já fazia o mesmo com o cupuaçu. As duas frutas são típicas da Amazônia e usadas nas indústrias de alimentos e de cosméticos. São também alvo de empresas estrangeiras interessadas na exploração econômica das marcas “açaí” e “cupuaçu” no exterior.

Frutas

A relatora do projeto de lei, deputada Marinha Raupp (PMDB-RO), disse que o título de “frutas nacionais” fortalece a economia sustentável da Amazônia: “Acreditamos que a aprovação desse projeto pode fortalecer as atividades econômicas sustentáveis, com rentabilidade especialmente para os povos da Amazônia”.

Bailarino

Após a rigorosa temporada de audições realizadas no último fim de semana no estado de São Paulo, o bailarino do Grupo de Danças Pasárgada, Jorge Luís Nunes, retornou a Imperatriz com mais uma conquista para a carreira na dança e para os imperatrizenses: o bailarino foi um dos selecionados para cursar ballet clássico nos Estados Unidos.

Miami

A vaga foi garantida para o curso de verão do Miami City Ballet, localizado na cidade de Miami, nos Estados Unidos. Esta é uma das maiores e mais respeitadas companhias de ballet do mundo e uma das mais conceituadas da América, conhecida pelas grandes produções, excelência de ensino e formação de grandes artistas.

Brindar

Hoje é dia de comemorar o aniversário do ex-prefeito Emiliano Menezes, uma das fortes lideranças políticas da região. Filho de um político histórico e ex-prefeito de Imperatriz, João Menezes, o médico Emiliano vai reunir os amigos para comemorar a data. Parabéns, guerreiro!