Cordialidade
Não poderia ser diferente a forma como o prefeito Madeira recepcionou a governadora Roseana Sarney na quinta-feira. Os dois líderes políticos estiveram em campos opostos nas eleições, o que é normal, apesar da aliança administrativa feita entre os dois e que possibilitou a assinatura de convênios e a liberação de recursos para o município. Roseana, mesmo após a passagem das eleições e que muitos consideraram traição do prefeito ao não apoiar seu candidato a governador, manteve todos os convênios e os pagamentos. E mais: garantiu que, mesmo saindo do governo, os recursos restantes estarão à disposição do município. Madeira fez o correto e ela o recebeu amistosamente, como deveria ser. Portanto, nada de ficar procurando chifre em cabeça de porco.
Obras
Todas as obras frutos dos convênios firmados entre estado e município continuam sendo desenvolvidas normalmente. Aliás, são as que ainda estão em andamento, tendo em vista que as federais encontram-se todas paradas e sem prazo de reinício.
Notificação
Ao ver matérias nas emissoras de televisão sobre a retirada de ambulantes da área próxima à BR-010 no setor Cacau, não consegui entender a procura imediata por advogados e uma confusão antecipada. Isto porque, na verdade, ao DNIT compete notificar os feirantes e, depois do prazo, acionar a justiça para que esta determine a retirada. Quem manda tirar é a justiça.
Barracas
E outra coisa: não se explica a perseguição aos proprietários das barracas de comidas instaladas na beira da pista. No Pará, na cidade de Ipixuna, há construções fixas de barracas na lateral e lá não tem esta ação. A exemplo dos feirantes, o DNIT não pode retirá-los e sim ação judicial de despejo, quando findar o prazo da notificação.
Reforma
No Congresso Nacional do PMDB, que aconteceu nessa quarta-feira (5), em Brasília, o deputado federal eleito Hildo Rocha voltou a defender a urgência na votação da reforma política. O novo parlamentar federal maranhense ressaltou que o partido está coeso quanto à determinação de aprovar a reforma na próxima legislatura para que as novas regras passem a valer já nas eleições de 2016. “O PMDB irá discutir com a sociedade, através das suas lideranças, para que já a partir de fevereiro a gente possa apresentar as teses defendidas pelo partido referentes à reforma política”, disse.
Política
O encontro reuniu as principais lideranças do PMDB nos âmbitos nacional e regional. O presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer (SP), e o primeiro vice-presidente, Valdir Raupp (RO), participaram do evento.
Palestra
O recente aumento no preço dos imóveis no Brasil pós 2008: isto é bolha imobiliária? Que indicadores devemos acompanhar será tema de palestra marcada para a próxima segunda - no auditório da Fest, numa organização do curso de Economia da faculdade.
Palestrante
Luciano D’Agostini é doutor em Desenvolvimento Econômico-UFPR, integrante do Grupo Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento/CNPq e pesquisador de Métodos de Previsão em Política Monetária Economista-CORECON 6791/PR.
Livro
Não percam o lançamento da obra Palco Iluminado: Histórias do Teatro em Imperatriz. Local: Academia Imperatrizense de Letras, neste dia 8 de novembro.
Também hoje tem a conferência Prova Viva, com Bianca Toledo, em uma casa de eventos.
Comentários