Uma dica aos tucanos

Trecho da coluna do professor Renato Janine Ribeiro* no jornal “Valor Econômico”, dos Grupos Folha e Globo, de ontem: “Mas no fundo, no fundo, o grande problema do PSDB parece estar na dificuldade de realmente liderar. Liderar significa estar à frente de. Os políticos tucanos são melhores do que os extremistas que os apoiam em blogs ou redes sociais – mas não têm a coragem de enquadrar esses radicais. Daí que tenha sido fácil o PT apresentar o PSDB como o partido dos ricos sem noção que chamam os eleitores de Dilma de ‘cambada de pobres’, de ‘nordestinos comprados’ e outros agrados. O que é errado, pois toma um pequeno número por todos”.

Repete
 
O professor vai mais longe em repetir: “Mas repito o que já afirmei: se Aécio tivesse condenado os que gritaram VTNC para Dilma na abertura da Copa – em vez de dizer que expressavam o repúdio da sociedade ao PT – esses grosseiros continuariam votando nele, mas ficariam calados”.

Moderada
 
A voz mais frequente do PSDB seria moderada, educada, enfim, o que esse partido deveria ser. Mas os líderes parecem ter medo de fazer isso. Parece que temem perder votos, esquecendo que a franja extremista de seus eleitores e blogueiros não teria alternativa viável ao tucanato.

Costumes

Não basta o partido se atualizar na questão dos costumes e entender melhor os pobres: é preciso que seus líderes efetivamente liderem no plano dos valores. *Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo.

Prestígio

A governadora Roseana Sarney cumpriu agenda de trabalho, nessa terça-feira (4), em Brasília, onde fez uma visita de cortesia ao ministro das Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, esteve no Congresso Nacional e finalizou o dia com um encontro de líderes do PMDB em jantar oferecido pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

Convidada

“Vim a Brasília, a convite do meu PMDB, do vice-presidente Michel Temer, para um encontro de líderes, para reafirmar que o partido está cada vez mais unido e fortalecido em torno do projeto de um Brasil melhor para todos”, declarou a governadora. O primeiro compromisso de Roseana Sarney na capital federal foi com o ministro Ricardo Berzoini, ocasião em que a governadora alinhavou detalhes de uma audiência que terá com a presidenta Dilma Rousseff.

Um ano

Estranho. Apesar de o governo anunciar aumento da gasolina - ainda sem data ou índice - em Imperatriz as bombas já reajustaram os valores dos combustíveis. Caso seja confirmado o aumento ainda em novembro, será o primeiro reajuste desde novembro do ano passado, ou seja, um ano. E por que em Imperatriz já estão vendendo a R$ 3,60,3,80 e até 3,90 o litro? Alô Ministério Público!

Sinrural

O Sindicato Rural se prepara para a eleição da sua nova diretoria e caminha mais uma vez para o confronto dos dois grupos de produtores rurais na disputa. O candidato da situação é o atual vice-presidente Renato Fernandes, enquanto que pela oposição ainda não se observa movimentação entre os associados. Pode ser ainda que não haja disputa.