Fusão e incorporação

Após finalizado o processo eleitoral no Brasil, partidos políticos intensificam as negociações a respeito de possíveis fusões e incorporações no campo nacional. Esse tipo de movimentação atinge diretamente as estruturas políticas de algumas legendas no Maranhão, que já trabalham perspectivas de possíveis cenários para as eleições 2016. Negociam fusões o PPS com o PSB e o DEM com PSDB – estes últimos de forma mais tímida. Já no que diz respeito à incorporação, PDT com o PTC. Todas estas siglas, exceto o DEM, integram o grupo oposicionista no estado, liderado pelo governador eleito Flávio Dino (PCdoB).

Discutem

Em Brasília, as direções de PPS e PSB já começaram a discutir com mais profundidade a possibilidade de fusão já para os dois últimos meses do ano. O PSB elegeu 34 deputados federais e o PPS outros 10. O objetivo é unificar e fortalecer a bancada para atuar na oposição ao governo Dilma Rousseff (PT). O Solidariedade (SD) também sustenta a possibilidade de fusão.

Também

Siglas que discutem a possibilidade de fusão no campo nacional são o DEM e o PSDB, que querem ampliar as suas bases na oposição ao governo Dilma. Até o momento, segundo o deputado estadual César Pires (DEM), as negociações não alcançaram os membros da legenda no Maranhão. Pires, porém, já deixa claro que, se a proposta for concretizada, ele deixa o partido.

Grupão

Muitos têm afirmado ou comentado que nas eleições municipais daqui a dois anos teremos apenas dois grupos disputando as eleições. E que haverá um grupão resultado da vitória do Flávio Dino e a aliança com o Madeira ao grupo. É, pensando bem, não que haja um grupão, mas dificilmente os partidos da base do governador eleito irão divididos para o pleito.

A oposição ainda não discutiu ou avaliou o resultado do pleito. Até porque o que hoje é situação e amanhã oposição encontra-se à deriva, sem comando. Igual a campanha, em que praticamente não se envolveram e deu no que deu. Como geralmente os partidos obedecem a cabeça da rede, vão esperar para saber quais serão as decisões.

Comando

Mesmo porque está certo que alguns partidos trocarão de comando já a partir do próximo ano. Dois estão certos, PSD e DEM, e há grande possibilidade de o PSC também trocar seu presidente estadual. Daí que nada pode ser decidido ainda pelos lados da futura oposição.

Comemorar

O município de São Francisco do Brejão completa 20 anos de emancipação política na próxima segunda-feira, 10 de novembro. Para comemorar a data, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Cultura, irá promover uma vasta programação no sábado, 08, e domingo, 09. A população brejoense tem o que comemorar? É a pergunta que se faz.

Caravana

A cidade de Açailândia será contemplada nesta terça-feira (04) com o cadastro do programa Caravana da Economia. Os moradores que estiverem dentro dos requisitos do programa podem fazer seu cadastro gratuitamente e aguardar o processo de triagem. Caso seja contemplado, recebe uma geladeira novinha pelo programa.

Faculdade

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) tem confirmado aos poucos e paulatinamente, através das redes sociais, os nomes que integrarão a sua equipe de governo a partir de janeiro de 2015. Apesar de ser conhecido mais como empresário, Márcio Honaiser é o presidente da Unibalsas Educacional, uma das principais faculdades da Região Sul do Maranhão.