Baixar a bola

Apesar de hoje estar sendo apontada como uma das fortes candidatas à sucessão do prefeito Madeira, a Dra. Rosângela, como é carinhosamente chamada pelos seus amigos, precisa entender que em política as coisas mudam de uma hora para outra e o que hoje é de uma forma, amanhã será de outra. Ou seja, precisa refletir sobre seu comportamento, que hoje apresenta-se mais como uma estrela, e passar a adotar uma forma mais humilde de se relacionar, especialmente com a sua própria classe, a política. Outra: deve deixar de pensar no prefeito Madeira e se concentrar unicamente em ampliar seus apoios para a eleição. Já será um grande passo.

Juntos

E não será surpresa para este colunista se a qualquer momento chegar a confirmação de apoio entre Ildon e Madeira para as eleições de 2016. Ainda é cedo para se afirmar, contudo os dois vêm conversando e hoje já não existe a antiga barreira que impedia os dois de se entenderem. O que leva a crer que os dois estarão juntos na eleição municipal. Quem viver verá.

Fortes

Cada dia fica mais forte a certeza de que o ex-prefeito Franciscano deverá mesmo retornar ao cargo nas eleições próximas. Tendo deixado a administração, onde ficou por oito anos com uma aprovação superior aos oitenta por cento, coisa que nenhum outro conseguiu no município, seu nome está sendo lembrado a todo momento, apesar de ele não indicar que retornará à política administrativa.

NGA

Por enquanto, Franciscano e Mauroni Cangussú se dedicam à empresa de alimentos NGA - Norte Grãos Alimentos, hoje uma das maiores produtoras de grãos da região de Imperatriz. Produzindo milho e soja em uma grande área na divisa dos municípios de Itinga e Açailândia.

A propósito

É delicada a permanência do prefeito Magnaldo Fernandes no cargo. Há fortes indicações de que o seu pedido será rejeitado pela Justiça e ele cairá. Os argumentos nos embargos foram considerados fracos e o órgão deverá rejeitar e publicar o acórdão nas próximas sessões. Na verdade, ele já foi cassado. Tenta apenas retardar sua saída.

Também

Não é confortante a situação do prefeito de Ribamar Fiquene, Edilamar. Ele já foi julgado e sentenciado e recorreu, inclusive com apoios políticos. Contudo, passadas as eleições, deverá sofrer pressões para que seja julgado seu recurso.

Cidadão

“Somente uma reforma política ampla poderá reaproximar o cidadão brasileiro da discussão construtiva de ideias para o desenvolvimento da nossa jovem democracia”, afirmou nessa segunda-feira (27) o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Altos

Apesar de extremamente disputado, o pleito que reelegeu a presidente da República, Dilma Rousseff, com vantagem de 3,28% dos votos sobre o senador Aécio Neves, ficará marcado pelo alto índice de votos brancos/nulos (6,34%) e de abstenção (21,10%). Somados, nada menos do que 37 milhões de eleitores, ou 27,44%, optaram por não escolher nenhum dos dois candidatos.

Distante

“Trata-se de um contingente muito grande de cidadãos que não se sentem acolhidos pelo modelo político atual, em que a representação está cada vez mais distanciada do cidadão comum”, afirmou Marcus Vinicius.

Reforma

O presidente ressaltou ainda que somente com a reforma política estruturante, pondo fim ao investimento empresarial em candidatos e partidos, será possível devolver à população a crença nas causas republicanas.