Fortalecida

A odontóloga Rosângela Curado, que disputou uma vaga para deputada federal e obteve uma grande votação, saiu fortalecida na eleição presidencial e estadual. Atendeu ao grupo para se filiar ao PDT e, mesmo sabendo que teria dificuldades para se eleger deputada, aceitou e fez a sua parte, contribuindo desde o início da campanha com os candidatos da chamada oposição. Foi criticada, mas manteve sua decisão. Agora no segundo turno da eleição presidencial, caiu na campanha pedindo votos para Dilma, inclusive em caminhadas. No caso da eleição de Flávio Dino, ela - assim como outros em Imperatriz - não teve influência, afinal quem quer que fosse o candidato anti-Sarney teria a votação que teve.

Senador

Já no caso do senador Roberto Rocha, ela teve influência na virada, assim como o prefeito Madeira e todos os candidatos que passaram a se dedicar intensamente para que Rocha superasse Gastão Vieira. Diante do quadro atual, é quase certo que Rosângela será apoiada pelo grupo do governador eleito em seu projeto de chegar ao Palácio Rui Barbosa, sede do governo municipal.

Nomes

Não há neste momento alternativa para o grupo que está no comando do município enfrentar de igual situação com os nomes que estão postos como prováveis candidatos. Ildon, Davi Jr. e Rosângela são, neste momento, os principais prefeituráveis.

Inmetro

Tudo caminha para que o deputado estadual Carlinhos Amorim seja o substituto do Jonas Braga na direção do Inmetro-MA. Em São Luís já é dada como favas contadas esta nomeação ao parlamentar imperatrizense que a partir de fevereiro estará fora da Assembleia.

Pequeno

Caso seja confirmada esta indicação, será muito pequena para Carlinhos, que sofreu o ônus de ser candidato a prefeito para dar um palanque ao Flávio Dino na campanha passada, quando poderia ter mantido o apoio a Madeira e hoje estaria certamente com uma reeleição. O Inmetro, que poucos sabem sobre seu funcionamento ou atuação, na verdade, tem um trabalho de fiscalização ainda pouco difundindo ou valorizado pelos maranhenses.

Votação

A petista Dilma Rousseff conseguiu sua vitória mais folgada em Belágua (MA). Dilma obteve 93,93% dos votos válidos (3.558) na cidade maranhense, contra 6,07% (230) de Aécio Neves (PSDB). Foi também no Maranhão que a petista alcançou sua segunda votação mais expressiva. Em Serrano do Maranhão, ela obteve 93,75% dos votos válidos (4.514), contra 6,25% (301) do tucano.

Obama

Aécio Neves, por sua vez, conseguiu sua vitória mais tranquila em Miami (EUA). Na cidade americana, o tucano somou 91,79% dos votos válidos (7.225), contra 8,21% (646) de Dilma. Foi também nos EUA que Aécio conseguiu seu segundo e terceiro melhores desempenhos. Em Atlanta, ficou com 89,47% (1.937) dos votos válidos. Em Houston, obteve 89,22% (1.912). Pode disputar a eleição presidencial dos Estados Unidos.

Brasil

No Brasil, a cidade que o tucano alcançou sua vitória mais folgada foi Nova Pádua (RS), onde liderou com 88,14% dos votos válidos (1.650), contra 11,86% (222) de Dilma.