Discurso

A governadora Roseana Sarney esteve reunida com representantes da campanha de Dilma Rousseff em São Luís. Foi o suficiente para começar o velho e batido discurso anti-Sarney, desta vez também à presidente do país. Para os incautos e os papagaios de pirata, este discurso de ódio é suficiente para classificar Dilma como a pior das candidatas. Sem nem sequer avaliar o cenário político atual e, sim, do futuro que se iniciará em 2015. Torcer contra a eleição da candidata a presidente unicamente porque isso estaria favorecendo grupo político é uma idiotice sem fim. Assim está ocorrendo no Maranhão e em Imperatriz, em que estão usando as redes sociais espalhando esta lengalenga.

Energia

Garantir mais energia para o desenvolvimento da região e melhor qualidade do fornecimento são alguns dos benefícios gerados com a nova subestação de Sítio Novo. A obra é resultado de um investimentos de R$ 13,7 milhões e conta também com a implantação da linha de transmissão de 110 km que interliga as subestações de Sítio Novo e Porto Franco. Autoridades e representantes da Cemar participaram da inauguração realizada nessa quinta-feira (16), no município.

Confiança

De acordo com o líder de Expansão Adaílson Andrade, a obra da linha de transmissão, em conjunto com a subestação, aumenta a confiabilidade do sistema. “Essa linha contou com a implantação de 450 postos e vai permitir a realização de mais manobras no sistema. Hoje nós temos a opção de energizar Sítio Novo e região por Imperatriz e com a linha de Porto Franco”.

Debates

O Plenário da Câmara dos Deputados não tem votações marcadas para a próxima semana, decisiva para a definição do segundo turno para presidente da República e para governador em 14 estados. Estão previstas apenas sessões de debates – reservadas para pronunciamentos dos parlamentares.

Pauta

As votações serão retomadas no dia 28 de outubro, com a pauta trancada pelo projeto que atualiza a legislação sobre pesquisa e exploração ao patrimônio genético de plantas e animais e de conhecimentos tradicionais associados (PL 7735/14). O texto tranca a pauta do Plenário desde o dia 11 de agosto e não tem o aval de ambientalistas ou de deputados ligados ao agronegócio. A pauta trancada inviabiliza a votação de outros projetos de lei – exceto aqueles de autoria do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Pois é

O Maranhão foi um dos estados que mais contribuiu para tirar o Brasil do “Mapa Mundial da Fome”, de acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado em Roma, na Itália. O avanço é resultado da aplicação de um conjunto de ações do Governo do Estado, que conseguiu tirar da pobreza extrema 2,3 milhões de maranhenses. Um feito que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), elevou o Maranhão à posição de destaque entre as unidades da federação que mais reduziram a pobreza no país.

Agricultura

Nos últimos anos, segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, o Maranhão investiu no fortalecimento da agricultura familiar e nas diversas políticas sociais do Plano Brasil Sem Miséria, que tem como mote o combate à fome e à redução da pobreza extrema no país.

Exemplo

São mais de 100 ações que levaram a FAO a destacar o Brasil como exemplo mundial no combate à miséria, tendo o Maranhão papel preponderante para o alcance dessa meta, pois os resultados obtidos no estado colaboraram para tirar o Brasil do chamado “Mapa Mundial da Fome”.