Privatização ou terceirização

O prefeito Madeira esperou a vitória do seu aliado ao governo,  Flávio Dino, para iniciar o processo que levará ao rompimento do contrato entre o município e a Caema. Foi estratégica a espera do resultado das urnas. Com Lobão Filho, dificilmente Madeira teria sucesso nesta empreitada. Com Flávio, embora ele tenha em campanha afirmado que iria fortalecer a empresa com investimentos, certamente houve entendimentos no sentido de que o distrato não será traumático e que o Governo do Estado não colocará obstáculo. Assim sendo, o prefeito de Imperatriz faz seu aliado tomar uma posição diferente da campanha.

Divididos

A mesma coisa com relação à eleição presidencial. O candidato do PCdoB apoiará Dilma, enquanto que Madeira permanecerá com Aécio. Aliás, foi quem mais se empenhou no início da campanha. Flávio vai, mas sozinho.

Mulher

A candidata a deputada Dulce Miranda (PMDB) foi a mais votada para a Câmara dos Deputados. Ela obteve 75.934 votos, o equivalente a 10,36% dos votos válidos. Dulce é mulher do governador eleito do estado, Marcelo Miranda (PMDB).

Reeleitos

Com 100% das urnas apuradas, dos oito deputados federais eleitos, cinco já ocupam cargo eletivo na Câmara. São eles: Irajá Abreu (PSD), Cesar Halum (PRB), Junior Coimbra (PMDB), Lázaro Botelho (PP) e professora Dorinha Seabra Rezende (DEM).

Reeleita

Para o Senado, a atual senadora Katia Abreu (PMDB) foi reeleita, com 41,64% dos votos. Presidente licenciada da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Katia, que é psicóloga de formação, tornou-se pecuarista ao assumir o controle de uma fazenda no antigo norte goiano, atualmente Tocantins. Hoje ela é uma das principais defensoras do agronegócio no Congresso.

Concurso

Organizado pela Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), o V Concurso de Desenhos Afros faz parte mais uma vez da programação do 12º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). Os trinta desenhos chamam atenção de visitantes na feira literária.

Diversidade

O tema desta edição foi “Copa 2014 da Diversidade, Étnica e Cultural X Desigualdades Raciais”. As pessoas podem escolher os melhores desenhos, num processo de votação popular, que é feito e colocado numa urna. Segundo uma das organizadoras da exposição, Erô Cunha, a seleção dos desenhos foi realizada nas escolas estaduais de Imperatriz. O processo de escolha resultou três desenhos por escola, feitos pelos estudantes.

Lei

Um dos objetivos da exposição é trabalhar a lei 10.639/2003, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas.

Cotas

Por decisão unânime do Colégio de Presidentes, reunido em Brasília, a OAB Nacional recomentou ao plenário do Conselho Federal que adote regras para as eleições internas que contem com, pelo menos, 30% de mulheres em sua composição. A medida aplica-se inversamente a chapas majoritariamente femininas, visando igualdade de representação dos gêneros. A proposta será analisada pelo Conselho Pleno da entidade.

Mulheres

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que a presença das mulheres equilibra a participação de todos no processo eleitoral. “Elas ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho e no setor público. Não é justo nem correto que um pleito de tamanha importância, como é o da Ordem, aconteça sem a efetiva participação feminina”, justificou. A medida vale para eleições seccionais e nacionais.