Igual
A eleição deste ano funcionou como pano de fundo das eleições municipais de 2016, e isso ficou muito claro nas estratégias dos candidatos a deputado estadual ditos da “terra”. Não só em Imperatriz, mas em muitos municípios, como na vizinha Açailândia, que - com seus mais de oitenta mil votos - não elegeu nenhum candidato a deputado, federal ou a estadual. Ficou órfã de representantes. Já teve Hélio Santos na federal - não concorreu à reeleição - e Deusdethi Sampaio, e agora nada. Nem mesmo Hélio Soares, apontado como da cidade, se elegeu. E olha que a cidade registrou mais de 10 candidatos a estaduais e a federal.
Pano
Dos pretensos à sucessão da prefeita Gleide Santos, o único com uma estratégia um pouco diferente foi o Pr. Cavalcante, que investiu alto nos domicílios eleitorais fora do município de Açailândia e obteve nesses redutos quase 20 mil votos, alcançando apenas pouco mais de 4 mil votos dentro da cidade de Açailândia. Será coadjuvante em 2016.
De fundo
Com Juscelino Oliveira, que é o atual vice-governador, e Sérgio Vieira, que ainda chegou a assumir por causa da engenharia montada pela governadora Roseana Sarney, já que havia ficado na quinta suplência, não foi diferente agora e não deverá assumir um mandato. Os dois andaram longe de serem deputados. Talvez apenas de olho em 2016.
Ildemar
Outro adversário político de Gleide que também saiu derrotado das urnas foi o ex-prefeito Ildemar Gonçalves, que apesar de gravar mensagem de apoio ao candidato Antonio Erismar (candidato da “terra”), que seria suficiente para dar vitória ao seu ex-vice-prefeito. Com apoio de Ildemar, Antonio Erismar teve uma votação menor do que nas eleições de 2010. Ficou chamuscado.
Zero
Com situação irregular e subjudice, o ex-prefeito Jeová Alves, que ainda sonha em retornar à Prefeitura de Açailândia, não teve nem seus votos computados. Aparece na 200ª colocação, com “zero voto”. Permanecendo o problema jurídico, não pode nem ser candidato em 2016.
Quer
O resultado da campanha deste ano e com a eleição do seu candidato a governador, o nome da radialista Rosi Vicentine, que eu conheço como Roseane Vicentine, deve ser incluído entre os postulantes ao lugar da atual prefeita. Estreante na política, conquistou grande parte da simpatia do eleitor com um jeito diferente de fazer política em Açailândia, sem ataques ou criticas.
Também
Também os professores Milton e Francisco, ambos do PSOL - em partidos nanicos, as chances de vitória chegavam a ser insignificantes. Milton deverá figurar como um dos candidatáveis nas eleições de 2016. Podem ter saído das urnas vitoriosos e buscarem algo mais nas próximas eleições.
Artistas
Nestas eleições teve candidato dando uma de artista e um monte de artista dando uma de candidato. Participantes do Big Brother Brasil, Maria Melilo, Diego Alemão, Cida e Fael Cordeiro tentaram e não foram eleitos.
Tiririca
Como já era esperado, mais uma vez o humorista Tiririca se destacou nas eleições, e foi o segundo candidato mais votado para o cargo de deputado federal por São Paulo, com 1.016.730 votos. O primeiro lugar ficou com Celso Russomano, apresentador do ‘Programa da Tarde’, exibido pela TV Record.
Agradecimentos
“Me sinto honrado e imensamente feliz pela confiança”, diz Hildo Rocha. Eleito com 125.521 votos, a segunda maior votação para deputado federal no Maranhão, o ex-secretário estadual das Cidades, Hildo Rocha, chega à Câmara Federal com a proposta de fortalecer a luta municipalista.
Honrado
“Me sinto honrado e imensamente feliz pela confiança dos meus conterrâneos. O resultado das urnas foi um reconhecimento ao nosso trabalho, como vereador, prefeito, secretário estadual, voltado para o desenvolvimento dos municípios e a melhoria da qualidade de vida do cidadão maranhense”, afirmou.
Comentários