Responsabilidade

Depois de esperar na fila por cerca de 20 minutos, a governadora Roseana votou no início da tarde desse domingo. Houve grande movimentação em torno da governadora, que foi bastante cumprimentada e recebeu o carinho de eleitores. Após o voto, a governadora afirmou que qualquer candidato que ganhe as eleições tem a missão de continuar a trabalhar e melhorar o estado. “Vou deixar o Estado, como sempre, organizado dentro da lei de responsabilidade fiscal e com uma coisa muito importante: um empréstimo aprovado pelo BNDES que dá condições para fazer uma boa infraestrutura para o nosso estado”, declarou.

Eleitos

As eleições mostraram que muitos dos candidatos devem repensar seus futuros políticos. No mínimo, devem recomeçar do zero, casos de Valdinar Barros e Mara La Rocque. Os dois, apesar do trabalho que fizeram na campanha, não conseguiram reeditar as votações necessárias para serem eleitos. Eram dois bons nomes, contudo a população não entendeu assim. Com isso, precisam avaliar e quem sabe iniciar por uma disputa de vereador e consolidarem uma posição mais efetiva e forte.

Lição

Deve servir de exemplo a mensagem que veio das urnas. Pode incluir neste grupo o jornalista Edmilson Sanches. Intelectual e estudioso, não consegue fazer com que o eleitor lhe dê boa votação.

Federais

Outra lição é que a quantidade de candidatos a deputado fez reduzir as chances de uma eleição de forte bancada. A coluna estava sendo redigida antes do término da apuração, ou seja, com 91% das urnas apuradas, e já nos deixava a certeza de que é preciso mais trabalho e convencimento.

Nova eleição

Com a confirmação da disputa entre Dilma e Aécio pela presidência, os dois candidatos terão 20 dias para manter os percentuais ou crescerem. Será uma nova eleição, com propaganda eleitoral e tudo. Geralmente, nos estados há uma inércia dos eleitores quanto ao segundo turno presidencial.

Vitorioso

Certamente, ao analisar o resultado final das eleições, começa a caça às bruxas, ou melhor, a quem errou mais ou menos. É claro que as atrapalhadas da coligação Pra Frente, Maranhão em Imperatriz tiveram culpa no resultado, mas não foi somente isso. Outros problemas e principalmente a velha lenga-lenga de votar contra os Sarney foram decisivos.

Erros

Impressionante como nas eleições o grupo gosta de provocar fatos que contribuem para a acachapante derrota. Na eleição passada, acertos com os vereadores derrubaram a eleição faltando 20 dias e agora, quando estava sendo encaminhada uma derrota menos vergonhosa, veio a falta de pagamento aos que trabalharam na campanha. E aí deu no que deu.

Surpresas

Haverá uma renovação na bancada da Câmara e na Assembleia Legislativa. Muitos nomes considerados surpresas estão entre os eleitos e assumirão a partir do dia 1 de janeiro. Trinchão é um dos nomes que devagarinho conseguiram uma votação expressiva em sua eleição. Com apoios fortes, como Cicero Neco, do Estreito.

Suplentes

Quem está sorrindo com a eleição do Marco Aurélio é o Adonilson, que é suplente e será empossado em janeiro. Quem estava torcendo e pode assumir é Alberto Souza, que torcia pela  eleição de Roma.