Boa escolha

A indicação do nome do ex-secretário José Antonio Heluy para compor a chapa com Gastão Vieira ao Senado foi uma boa escolha. Heluy, como secretário, fez um bom trabalho, especialmente no fortalecimento e qualificação profissional dos jovens maranhenses. Também fortaleceu o Sine, promovendo sua modernização e interação com outros polos que ele implantou. Tem uma boa penetração entre a juventude de Imperatriz, o que certamente será voltado para a campanha do senador e do governador, Gastão e Lobão Filho. Setores do próprio PT avaliaram como positiva a troca - forçada pela justiça -, diga-se de passagem.

Te cuida

É bom o presidente da Assembleia Legislativa e candidato a vice-governador do Maranhão, Arnaldo Melo (PMDB), se cuidar. Sua filha, a médica Nina Ceres Couto de Melo, corre um grande risco de não ser mais candidata ao cargo de deputada estadual. Isso porque o advogado eleitoral Rodrigo Lago, que fez a ação para impugnar a candidatura da filha de Arnaldo, vem ganhando todas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ganhou contra Monteiro e contra o PV. A próxima pode ser a filha do deputado que é candidato a vice.

GPI

O Grupo de Promotores Itinerantes (GPI) divulgou o relatório de sua atuação na Comarca de Açailândia, no período de 25 a 29 de agosto. O grupo foi designado pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, e pelo corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles, para atuar em um mutirão de análise de processos relativos à improbidade administrativa. A solicitação foi feita pela titular da 1ª Promotoria de Justiça de Açailândia, Glauce Mara Lima Malheiros.

Ações

Durante os trabalhos, foram propostas cinco Ações Civis Públicas por improbidade administrativa, sendo uma contra Sylei Elcen Santos, ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e quatro contra José Carlos Sampaio, ex-prefeito de Cidelândia (Termo Judiciário da Comarca de Açailândia).

Civis

Já as Ações Civis Públicas de execução forçada totalizaram oito. Foram acionados os ex-presidentes da Câmara Municipal de Cidelândia Luís Pereira Gonçalves, Edes Alves Feitosa e Paulo Cesar de Oliveira; o ex-prefeito José Carlos Sampaio, também de Cidelândia; e Carlos Alberto Miranda da Costa, ex-presidente da Câmara de Açailândia. Também foram propostas duas ações de ressarcimento ao erário contra os ex-prefeitos Jeová Alves de Sousa (Açailândia) e José Antonio Lisboa Neto (Cidelândia).

Pena

Na esfera penal, foram propostas 12 ações, sendo uma contra Luiz Pereira Gonçalves, outra contra Edes Alves Feitosa (ex-presidentes da Câmara Municipal de Cidelândia); uma contra Alexandre Araújo dos Santos e outra contra José Antonio Lisboa Neto (ex-prefeitos de Cidelândia); e uma contra o ex-presidente da Câmara Municipal de Açailândia, Carlos Alberto Miranda da Costa.

Também

Foram Ildemar Gonçalves dos Santos (ex-prefeito de Açailândia) e Maria Cleia Batista dos Santos (ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Açailândia), em uma mesma ação penal; e José Carlos Sampaio, ex-prefeito de Cidelândia, em cinco ações. Em uma delas também foi alvo a comerciante Janyleide Mendes de Sousa.

Equipamentos

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura de Açailândia adquiriu recentemente inúmeros equipamentos para melhorar o funcionamento operacional do Hospital Municipal na cidade. Nos próximos dias, os pacientes e a equipe de funcionários do SESP vão poder contar com o uso e a disponibilidade de novos equipamentos hospitalares e mobiliários que serão instalados para os usuários do SUS. O Hospital Municipal está passando também por uma minuciosa reestruturação na rede esgotos e na parte hidráulica e elétrica com a substituição de novos equipamentos.