Diap

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou, na quinta-feira (11), o resultado de um prognóstico que aponta os mais competitivos candidatos para a Câmara Federal em todos os estados do país nas eleições deste ano. Conforme a entidade, a composição da lista tem como base informações qualificadas sobre os candidatos, tais como serviços prestados, vinculação a grupos políticos, econômicos e sociais, influência regional, estrutura partidária e apoio financeiro. Confira abaixo as coligações formadas, o prognóstico de eleição por partido e a relação nominal dos candidatos com chance na disputa eleitoral de 2014, conforme o Diap.

Lista

Nesta relação no Maranhão, estão de Imperatriz Francisco Escórcio, Rosângela Curado, Davizinho e Edmilson Sanches. Outro que figura na relação e tem feito campanha na cidade é o ex-secretário estadual das Cidades, Hildo Rocha (PMDB), que aparece entre os primeiros da lista geral e, também, da sua coligação (Pra Frente, Maranhão).

Erros

A lista do Diap comete deslizes com relação a alguns nomes e seus domicílios, como por exemplo, João Marcelo, que é filho do senador João Alberto e está indicado na relação como ex-prefeito de Imperatriz. Neste caso, ficou a dúvida se estava se referindo ao ex-prefeito Ildon ou ao próprio Marcelo.

Eleitos

Também comete deslizes quanto aos partidos. Há nomes que figuram na lista como favoritos, contudo é bom observar que em suas coligações estão previstos serem eleitos entre um a dois candidatos, o que de certa forma é um balde de água fria nas pretensões dos candidatos listados. Caso do PDT, que pode eleger entre um a dois e são quatro nomes listados.

Fora

Ildon Marques, que está na coligação com o PEN, PSC e PHS, pode eleger apenas dois candidatos e ele não figura, ficando atrás dos ex-prefeitos Fufuca e Junior Marreca. São prefeitos de cidades de colégios eleitorais pequenos e, por isso, não se justifica os dois como favoritos, deixando o “Pisada de Porcão” de fora.

PSB

O ex-governador José Reinaldo está fora da lista. Perde para Lúcia Alves, esposa do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves. Bom, a exemplo das pesquisas de Opinião Pública, resta aguardar o resultado certo, que são os votos no dia 5 de outubro.

Apoios

O prefeito de Palmeirândia, Nilson Garcia Júnior (PP), confirmou após uma reunião com líderes governistas, que apoiará o senador Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, na disputa pelo Governo do Estado. Praticamente toda a família do prefeito é governista, mas ele estava desgarrado e, recentemente, fez discurso no qual prometia “dar taca” no candidato do Palácio dos Leões na cidade administrada por ele.

Homenagens

Uma semana em que as colunistas sociais prestaram e foram homenageadas. Na sexta-feira, a cronista social Teresa Eugênia realizou encontro para comemorar seus onze anos no ar mostrando o lado bom de Imperatriz. O jantar ocorreu no Náutico Clube.

Etiqueta

Já a sua irmã, Maria Leônia, que já assinou coluna em O PROGRESSO, recebeu as mulheres para uma noite de dicas e conceitos sobre os mais variados temas, entre eles a Etiqueta, com um especialista da equipe da apresentadora Ana Maria Braga. O local foi no Colonial Eventos.