Confirmando

Pesquisa realizada pelo instituto W1 Emcampo sobre a corrida para o Governo do Maranhão aponta uma diferença ainda menor em relação aos números divulgados no último sábado pelo Ibope entre os candidatos Flávio Dino (PCdoB) e Lobão Filho (PMDB). Segundo o levantamento realizado entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino (PCdoB), lidera com 43,6%. O segundo colocado é o senador Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, com 33%. A diferença que, segundo o Ibope, foi de 12% agora é de 10,6%, segundo o instituto W1. A pesquisa foi encomendada pela Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem). Foram entrevistados 1.500 eleitores em 45 municípios maranhenses. A margem de erro é de 2,5 pontos, o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00043/2014.

Balão

Já a pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nessa sexta-feira (12) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 39% e Marina Silva (PSB) com 31%. Aécio Neves (PSDB) aparece com 15%. Os demais candidatos somados acumulam 2%. Brancos e nulos somam 8% e indecisos, 5%. De acordo com o levantamento, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em um eventual segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, a ex-senadora teria 43% e a atual presidente, 42%. No segundo turno, brancos e nulos são 10% e indecisos, 5%. Pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo BR-00593/2014.

Queda

As duas pesquisas confirmam o que já está sendo visto nas ruas: tanto Dilma quanto Lobão Filho vêm crescendo a cada dia e em ritmo acelerado, já vislumbrando segundo turno e com amplas probabilidades de vitórias dos dois candidatos. Mesmo com as críticas, os dois candidatos estão mesmo na onda que lhes permite manter o otimismo.

Secando

E também mostra que a candidata Marina Silva começa a cair e que o seu balão está secando com o passar dos dias após a morte de Eduardo Campos e as denúncias de avião e Petrobras. No Maranhão, mesmo em campanha há oito anos, Flávio atingiu um patamar que não lhe permitiu crescer mais. Esperava manter, o que acabou não ocorrendo. Os eleitores não viram consistência em sua campanha.

Horário

Também fica evidenciado que a propaganda eleitoral impulsionou as candidaturas Dilma e Lobão, pois o fato novo da campanha era exatamente analisar como os candidatos iriam se portar diante do rádio e TV com suas propostas e programas de governos. Como ambos cresceram após o início da propaganda, foram os que mais ganharam.

Perdeu

Já o ex-governador mineiro, que antes de Marina havia cooptado os seus eleitores e após perdeu todos eles, agora constata que seu percentual de votos no Brasil ainda é pequeno e talvez não chegue nem mesmo ao que Marina teve quando foi candidata à presidência pela primeira vez. Aécio Neves, a continuar da forma que está, será o maior perdedor desta eleição presidencial.

Farmácia - FACIMP

Parabéns a toda a equipe do Curso de Farmácia da FACIMP pela conquista do primeiro lugar no Estado do Maranhão no Ranking dos Cursos Universitários da Folha de São Paulo 2014. Essa conquista demonstra que estamos no caminho certo, com um corpo docente altamente capacitado, alunos dedicados, gestão acadêmica ativa, além de uma infraestrutura compatível com os grandes centros do país.

Comemoração

A declaração acima foi dada pela diretora da Facimp, a professora Mestra Dorlice Andrade, após receber a confirmação oficial de que o curso de Farmácia da faculdade obteve a honrosa e importante colocação no Ranking dos Cursos Universitários do Jornal Folha de São Paulo. Meus parabéns à instituição e aos coordenadores e acadêmicos.