Mais uma ação

O deputado federal Francisco Escórcio esteve na segunda-feira, 26, no DNIT, com o General Jorge Fraxe. Foi tratar da recuperação do trecho da BR-226 entre Grajaú e Barra do Corda. Sempre antenado com os problemas da região, o deputado tem demonstrado determinação e empenho em procurar resolver os problemas que preocupam todos os municípios. É claro que nem sempre irá conquistar êxito, mas, se isso ocorrer, não será por omissão, e sim por dificuldades. Uma coisa não se pode negar: que o Chiquinho é fuçador e não para enquanto não consegue uma resposta positiva.

Café

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) realiza na manhã de hoje, 28, um café da manhã para entrega das credenciais da 14ª edição da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz - Fecoimp. O evento acontecerá no auditório do Centro de Convenções e reunirá expositores, imprensa, patrocinadores e convidados. Serão entregues na oportunidade os kits para expositores e imprensa.

Da manhã

No evento será apresentada a programação de palestras, oficinas, minicursos e painéis de negócio, bem como a agenda cultural da Fecoimp. As inscrições para todas as formações, a exemplo da edição de 2013, serão realizadas pelo site da feira: www.fecoimp.com.br. O custo é um quilo de alimento não perecível, menos sal. Todos os donativos arrecadados serão entregues para uma instituição beneficente. As vagas para as formações da Fecoimp 2014 são limitadas com direito a certificado de participação.

Retorno

Na última sexta-feira, 22, o Ministério Público do Estado Maranhão, representado pelo promotor de justiça Jadilson Cirqueira, entrou com uma ação civil pública contra o município de Imperatriz com o objetivo de que o retorno das aulas aconteça o mais rápido possível. Apesar das constantes tentativas de solucionar o impasse, a paralisação já dura aproximadamente 110 dias.

As aulas

Os servidores se negam a voltar às escolas sem que tenham suas reivindicações atendidas. O Município de Imperatriz, depois de afirmar que não tinha possibilidade de conceder  aumento, propôs 6%, mas não houve acordo. Enquanto isso, mais de 18.900 estudantes da rede pública estão com reais possibilidades de perderem o ano letivo de 2014.

Cinco dias

No dia 18 de julho de 2014, o Ministério Público encaminhou recomendação ao secretário da Educação, Zesiel Ribeiro da Silva, que estabelecia o prazo de 5 dias para se reunir com o sindicato para ambos encontrarem uma saída amistosa visando por fim à greve, e com isso, evitar maiores danos às crianças e adolescentes de Imperatriz, sem, contudo, haver sucesso. “A ação visa o restabelecimento da educação que está paralisada em razão da greve. Independentemente da decisão, se a greve é legal ou não, por parte do Tribunal Regional de Trabalho, entramos com a ação em razão das várias tentativas frustradas de um acordo entre as partes mediadas pelo Ministério Público” afirma o promotor, e acrescenta “Nós entendemos que a educação prevalece sobre outros direitos, inclusive sobre o direito de greve” .

Sustentabilidade

Com um modelo de gestão norteado para a sustentabilidade, a Suzano Papel e Celulose, uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina, destinou cerca de R$ 6,3 milhões a projetos socioambientais no Maranhão, em 2013. Ao longo de sua trajetória, a empresa sempre atuou para contribuir com o desenvolvimento das comunidades em suas áreas de influência. Na região de Imperatriz, onde está baseada sua nova unidade industrial, as ações em 14 municípios nos Estados do Maranhão e Tocantins são voltadas a educação, geração de renda, desenvolvimento das comunidades e fortalecimento da cultura local.