Elogios

Sálvio Dino, ex-prefeito de João Lisboa, não poupou elogios à governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Sálvio esteve reunido na última sexta-feira (22) com o também ex-prefeito Emiliano Menezes, para apresentação de candidatos a deputado estadual e federal que ambos apoiarão. Na ocasião, o pai de Flávio Dino, candidato ao governo do Estado, em seu longo discurso, reconheceu o trabalho da governadora dizendo: “Roseana construiu a melhor escola que tem aqui em João Lisboa. A história não se muda. Essa é a história”. As declarações de Sálvio não devem ter agradado o candidato comunista, já que abomina os Sarney e associa o atraso do Maranhão a um único grupo político. Por outro lado, mostra o caráter do advogado, escritor e político, que, mesmo estando hoje em grupo distinto, reconhece o trabalho de quem esteve como subchefe da Casa Civil do Governo do Estado.

Exemplo

Na noite de segunda-feira (25), o prefeito de Campestre do Maranhão, Valmir Morais – PT, se reuniu com moradores do Distrito de Cabeceira Grande para apresentar os nomes dos candidatos que está apoiando e pedindo voto nas eleições deste ano. Ao lado de Valmir estavam vereadores que apoiam o governo municipal e ex-vereadores que também fazem parte do grupo político do prefeito.

A ser seguido

Durante a reunião, Valmir apresentou os nomes de seus candidatos: deputado estadual Léo Cunha - 20020, deputado federal Hildo Rocha 1513, senador Gastão Vieira 151, governador Lobão Filho 15 e a presidenta Dilma 13. Um grande público compareceu para ouvir o prefeito e muitos saíram do local da reunião decididos a votarem nos candidatos apoiados por quem está trabalhando em todo o município.

Aumento

Em reunião pública realizada nessa terça-feira (26), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou o reajuste tarifário da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR. O reajuste é um instrumento previsto no contrato de concessão para manter atualizado o valor das tarifas, frente à variação da inflação e do repasse integral do custo de energia aos consumidores.

Energia

Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 24,12%, já a classe industrial sofrerá reajuste de 24,16%, sendo que o reajuste médio geral ficou em 24,11%. Os novos valores serão aplicados a partir de 28 de agosto para mais de 2 milhões de unidades consumidoras. Para calcular o valor do reajuste estabelecido para a tarifa, a ANEEL leva em consideração a parte da tarifa que efetivamente fica com a concessionária, para operar, manter e realizar os investimentos necessários à melhoria e expansão do sistema. Esta parcela foi corrigida em 1,62%.

Encargos

É importante ressaltar que dos 24,12% do reajuste autorizado pela ANEEL, apenas 1,62% correspondem à parte que fica com a CEMAR e o restante, 22,50%, refere-se às despesas de pagamento de energia, transporte e encargos setoriais.

Câncer

A governadora Roseana Sarney inaugurou nessa segunda-feira (25), juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, o Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes Filho”, unidade especializada que conta com 123 leitos de internação clínica, cirúrgica, de UTI e semi-intensivos.

Importância

Após descerrar a placa de inauguração da unidade, a governadora destacou a importância do mais novo serviço de saúde oferecido aos maranhenses. “O nosso estado precisava de um hospital como este, tenho certeza que salvaremos muitas vidas oferecendo tratamento específico e necessário. Posso garantir que nosso hospital conta com uma equipe médica altamente competente e aproveito para pedir que atendam não apenas com o profissionalismo e eficiência, mas com carinho cada paciente”, ressaltou.

Aumento

Roseana Sarney elencou alguns investimentos do governo na área de saúde em todas as regiões do estado. Em São Luís, a governadora lembrou das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da Farmácia de Medicamentos Especiais (Feme), do novo Hospital Carlos Macieira, do Centro de Medicina Especializada (Cemesp), da instalação de mais 50 leitos no Hospital Nina Rodrigues, entre outros investimentos. “Aumentamos também o número de médicos de 730 para 948 em São Luís, e de 230 para 707 no interior”, afirmou.