Lei Maria da Penha

Dia 07 de agosto completa 8 anos da criação da Lei Maria da Penha, data importante para as/os que lutam contra a violência à mulher. O Centro de Direitos Humanos, a Federação da Educação, o MST, a Associação de Mulheres da Vila Lobão, o CENTRU e o SINDTED, entidades que compõem o Fórum de Mulheres de Imperatriz, realizarão uma roda de conversa a partir das 17h30 na Federação da Educação, na Rua 13 de Maio (entre Coronel e 15 de Novembro), para avaliar os avanços e limitas da implementação da lei em Imperatriz. Em seguida, militantes feministas lançarão o grupo de autoformação feminista. Se cada pessoa convidar mais uma, podemos fazer uma roda de conversa bem legal. O local do evento está sujeito a mudança. Telefones para contato: 9177-7706 / 82013-8260.

Eleições

Entre todos os cargos, o de governador é o que terá a disputa com a menor proporção de mulheres concorrendo em 2014. Entre 169 candidatos, apenas 17 são mulheres, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso significa que, a cada 10 pessoas concorrendo ao cargo, apenas 1 é do sexo feminino - 10,1%. A média geral das eleições, considerando todos os cargos, é de três mulheres a cada 10 concorrentes - 30,6%.

Em números

A corrida presidencial também tem o índice de candidatos femininos mais baixo que a média. Dos 11 concorrentes, apenas 2 são mulheres - Dilma Rousseff (PT) e Luciana Genro (PSOL) -, o que corresponde a 18,2% do total. Na competição para o Senado, o percentual é ligeiramente mais alto: de 182 candidatos, 35 são mulheres, ou 19,2%.

Mulheres

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51% dos brasileiros são mulheres. A maior proporção de candidatos do sexo feminino nestas eleições, porém, é de apenas 36,4% entre os candidatos a vice-presidente.

Profissões

Engraxate, tecelão, garimpeiro, office boy e geofísico. Essas são algumas das profissões que foram citadas apenas uma vez pelos candidatos nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No total, são 31 ocupações únicas, sendo que 25,4 mil pessoas estão concorrendo a cargos públicos neste ano. Há também um joalheiro, um comandante de embarcações, um trabalhador florestal e um guardador de veículos. A lista ainda inclui a ocupação de presidente da República, registrada por Dilma Rousseff. Do total, 16,5% dos candidatos não determinaram suas ocupações nos registros do TSE, o que corresponde a 4,2 mil concorrentes. Profissões mais comuns, encabeçada por empresário, professor e advogado.

Superior

Percentual de candidatos com ensino superior completo é menor entre aqueles que concorrem a deputado estadual, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pouco mais de 40% dos candidatos são diplomados.

Mais procurado

Mais de 16 mil pessoas concorrem a vagas de deputado estadual, o que corresponde a 65% de todos os candidatos. O segundo pleito com mais concorrentes é o de deputado federal, com 6,9 mil candidatos. Destes, 3,4 mil são formados - ou 49,1%.

Formados

O cargo com o índice mais alto é o de vice-presidente, em que todos os candidatos são formados. Para presidente, o percentual é de 81,8% - 9 de 11 candidatos. Os únicos concorrentes que não são diplomados são Levy Fidelix (ensino superior incompleto) e Zé Maria (ensino médio completo). Entre os que tentam ser governadores, o número cai para 79,5%.

Bens

Dos 25.063 candidatos que apresentaram registro para disputar as eleições deste ano, 10.337 (41,2% do total) declaram à Justiça Eleitoral não possuir nenhum bem em seu nome. É o caso de Rui Costa Pimenta (PCO), único que não tem patrimônio entre os 11 candidatos à Presidência. Entre os candidatos a todos os cargos, 194 candidatos declaram possuir R$ 10 em bens, e 208 dizem possuir R$ 1.