Comendas
Amanhã começa a programação de aniversário de Imperatriz. A parte principal será a solenidade de entrega da comenda Frei Manoel Procópio e a medalha Jurivê de Macedo. Embora a prefeitura não tenha ainda oficializado os nomes, já se sabe que destacadas personalidades que ao longo dos anos contribuíram para o crescimento de Imperatriz serão homenageadas, como a professora Nilza Lago e o pecuarista Franciscano. Também o jornalista Wilton Alves. Todos os homenageados, com certeza, merecem a distinção.
Brejão
Situação inusitada estão vivendo os moradores do município de São Francisco do Brejão, a 60km de Imperatriz. Depois do entra e sai do prefeito para tratamento de saúde, o município estava no comando do vice José Doia e que gostou do cargo e não queria devolver, alegando que o prazo para a licença havia expirado e Magnaldo não poderia mais assumir.
Laudo
Só que na quinta-feira, Magnaldo apresentou um novo laudo médico informando que ele estava apto para assumir novamente o cargo e começou o imbróglio, que só terminou na tarde de sexta-feira com o prefeito titular reassumindo e o vice voltando à sua condição de segundo.
Justiça
Na quinta-feira à noite, o TRE decidiu cassar os direitos políticos e o mandato do prefeito e do seu vice, que estavam brigando pelo cargo. Ou seja, nesta semana a novela em Brejão vai continuar, pois certamente o TRE irá comunicar ao juiz eleitoral a decisão e quem vai querer ser prefeito, por ser o segundo colocado nas eleições, é Adão Carneiro, do PT.
Cautelar
Precavendo a guerra, Magnaldo, através de seus advogados, entrou com pedido cautelar para continuar no cargo, enquanto estiver com recursos. O que não deverá surtir efeitos, tendo em vista que ainda não foi notificado e vai depender muito do que diz a decisão. Se a posse deve ocorrer, somente o transitado e julgado ou imediatamente.
Ifsma
O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao Governo do Maranhão, apresentou no Senado projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sul do Maranhão. Segundo o parlamentar o Maranhão, com uma área superior a 330 mil quilômetros, necessita de Centros de Capacitação Profissional espalhados por todas as suas regiões. “O Maranhão possui uma rica biodiversidade, oportunidades de negócios e de trabalho muitos peculiares em cada uma de suas regiões. Portanto, cada centro deve estar antenado às vocações econômicas a que estão inseridos para assegurar ingresso fácil ao mercado de trabalho de jovens que buscam uma oportunidade e acreditam em um Maranhão melhor para todos nós”, disse Lobão Filho.
Excelência
O peemedebista candidato ao governo estadual diz que acredita na excelência da oferta de educação profissional de nível técnico e tecnológico, no desenvolvimento e da transferência de tecnologias como instrumentos realmente vigorosos da construção e resgate da cidadania e da transformação social com a instalação de novos Ifmas no Maranhão.
Sul
De acordo com Lobão Filho, estão previstos para a região Sul do Maranhão seis empreendimentos empresariais que integram uma carteira de investimentos de R$ 120 bilhões que vão transformar o perfil do Maranhão de mero exportador de matéria-prima em produtor de bens de alto valor agregado. “Os empreendimentos estão localizados nos municípios de São Luís, Porto Franco, Balsas, Açailândia e Vargem Grande e respondem pela criação de cerca de 10.400 empregos diretos e indiretos.
Oportunidades
A criação do Ifma do Sul maranhense atenderia aos municípios das regiões Oeste e Centro Sul, onde se localizam os municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco, Balsas, Grajaú e Barra do Corda estão surgindo novas oportunidades no agronegócio. De acordo ainda com o projeto do senador Lobão Filho o Instituto Federal do Sul do Maranhão (IFSMA) encamparia os campi e polos do Ifma localizados em Açailândia, Barra do Corda, Buriticupu, Carolina, Grajaú, Imperatriz, Porto Franco, Presidente Dutra, São João dos Patos e São Raimundo das Mangabeiras. Na proposição, o novo IFSMA terá sua reitoria na cidade de Imperatriz.
Comentários