Vai-e-vem

Repetindo o que ocorreu em Açailândia há alguns anos, o município de São Francisco do Brejão começa a viver o entra-e-sai de prefeitos nestes dois anos dos eleitos em 2012. O primeiro a sair, por motivo de doença, foi o titular Magnaldo Fernandes, que pediu licença e depois teve que sair mesmo pela situação da saúde. Assumiu o vice, José Doiá. Na semana passada, Magnaldo Fernandes retornou e, mesmo doente, insistia em reassumir, sem obter êxito. Agora, na quarta-feira, o TRE decidiu por cassar o mandato da dupla e empossar o segundo colocado, Adão Caneiro, e seu vice Junior Franciscano. Adão Carneiro, desde que terminou a eleição, entrou com recursos para mostrar que o eleito cometeu abuso de poder econômico. E conseguiu.

Ação

A decisão está longe de chegar ao fim. Os perdedores deverão entrar com recursos para anular a decisão da corte estadual. Como não tem nada com isso, Adão Carneiro, que é do PT, quer assumir logo e começar a trabalhar para mostrar à população que ele estava com a razão em apresentar um projeto melhor para o município.

Greve

No curto período de Doiá no comando do município do Brejão, professores entraram em greve e a população inteira foi às ruas pedir providências contra a falta de água. Problema que foi resolvido graças à interferência do ex-prefeito Franciscano, que pagou os mil e oitocentos reais do conserto da bomba.

Internos

Mais de 500 residências de Imperatriz possuem medidor na parte interna, o que ocasiona um risco e prejuízos na hora de calcular a conta. A Companhia faz o alerta para que os consumidores tenham o cuidado para instalar o medidor de forma correta e evitar transtornos.

Qualificação

Programa de Qualificação Profissional abre inscrições em Imperatriz. O curso de atendente comercial é gratuito, a seleção encerra nesta sexta-feira e visa proporcionar às comunidades acesso ao mercado de trabalho por meio de cursos de capacitação profissional. Esse é o objetivo do Programa de Qualificação profissional da Cemar em parceria com o Senai de Imperatriz.

Hoje

Para concorrer a uma das 20 vagas no curso de atendente comercial, o candidato (a) deve ser maior de 18 anos, ter o 2º grau completo e comprovar endereço de residência com a conta de energia em dia. O programa é oferecido para as Comunidades do Estado do Maranhão de forma gratuita por meio do relacionamento com as lideranças locais, pessoas identificadas no Projeto Contas a Receber e divulgação na mídia local. As inscrições são gratuitas e seguem até a sexta-feira (11), no escritório da FIEMA - IEL em Imperatriz. O curso também não terá custo aos classificados.

JEMs

A quarta etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), chegou ao fim e classificou dezessete equipes para a Etapa Estadual da maior competição estudantil do Maranhão. Realizada na cidade de Buriticupu, esta Etapa Regional recebeu instituições de ensino de outros seis municípios: João Lisboa, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Porto Franco e Açailândia para as disputas nas categorias Infantil (de 12 a 14 anos Regional de Buriticupu classifica 17 equipes para fase final) e Infanto (de 15 a 17 anos).

Yánez Pinzón

As primeiras equipes a vencer a regional de Buriticupu e, consequentemente, se classificar para a Etapa Estadual dos JEMs foram das cidades de Buriticupu e Governador Edison Lobão, na modalidade beach soccer. Na categoria Infantil Masculino, a garotada da U.I. Buriticupu sagrou-se campeã com uma campanha invicta. Já no Infanto Masculino, o título ficou com a Escola Yáñez Pinzón, de Governador Edison Lobão, que obteve 100% de aproveitamento no torneio.