Fichas sujas
Acompanhando o TCU, que no início da semana divulgou e entregou a lista dos políticos considerados fichas sujas, o Tribunal de Contas do Estado entregou a sua lista ao Tribunal Regional Eleitoral na quinta-feira. Nela tem muitos políticos de nossa região, os quais terão dores de cabeça para justificar as irregularidades e conseguir o registro de suas candidaturas. Claro que as duas listas não tornam nenhum deles inelegível, apenas reforçam aos tribunais eleitorais decidirem sobre os pedidos de impugnação. Muitos deles, inclusive, já estavam nesta lista na eleição anterior e foram candidatos. Mas que pega mal perante o eleitorado, isso pega sim.
Região
Entre os nomes que constam na lista do TCE estão os do ex-prefeito de Porto Franco e candidato a deputado federal pelo PDT, Deoclides Macedo, Ildon Marques e Jeová Alves. A notícia pode favorecer os demais concorrentes na disputa por uma vaga na Câmara Federal, principalmente Weverton Rocha e Julião Amim. A lista do TCE já foi entregue para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e nos próximos dias a Justiça Eleitoral divulgará se ele é de fato um “ficha suja” ou não.
Copa das Copas
Os jornalistas estrangeiros estão gostando da Copa do Mundo no Brasil. Uma pesquisa feita pelo UOL Esporte com 117 profissionais constatou com o Mundial deste ano é o melhor já visto pela maioria deles. O levantamento ouviu jornalistas na primeira fase e concluiu que 38,5% dos entrevistados consideram o Mundial brasileiro como o melhor já visto.
Alemanha
A Copa do Mundo de 2006, que foi realizada na Alemanha, aparece na segunda posição da pesquisa, com 19,7% das respostas. Vale destacar que 16,2% dos jornalistas disseram estar cobrindo sua primeira competição. O torneio organizado na África do Sul, em 2010, fica em terceiro lugar na lista, com 5,1%. Já o palco do tetracampeonato brasileiro em 1994, nos EUA, foi o quarto melhor mundial na opinião dos profissionais.
Sequência
Aparecem na sequência Itália-1990 (3,4%), França-1998 (3,4%), Japão e Coreia-2002 (3,4%), México-1986 (1,7%), México-1970 (1,7%) e Alemanha-1974 (0,9%). Entre os entrevistados, 1,7% não respondeu a pesquisa.
Contra
E a imprensa tucana continua torcendo contra o Brasil em função da disputa eleitoral. A turma do quanto pior melhor entende que uma copa bem organizada dará frutos positivos à presidente Dilma. Por enquanto, estão ficando de escanteio.
Expoimp
Bom, e hoje começa mais uma edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz. Conheço várias pelo país e posso afirmar sem medo de errar que a nossa é uma das maiores. Inclusive, a de Goiânia, que não conhecia e no mês passado estive lá. Centralizada e toda pavimentada, a exposição de Goiânia é bonita, pequena e organizada.
Cavalgada
Apesar de torcerem contra, a 23ª Cavalgada, evento que abre oficialmente a Expoimp, deverá reunir mais de quatro mil cavaleiros e amazonas no percurso entre o centro da cidade e o parque de exposição. Sem contar os milhares de imperatrizenses que brincarão, dançarão e curtirão a passagem da tropa.
Café
Por volta das nove horas, o senador Lobão Filho, candidato a governador pelo PMDB, tomará café com jornalistas e lideranças políticas na residência do amigo Jabur Sabbag. Em seguida, cumprindo ritual que sua família faz há anos, participará da cavalgada ao lado do seu candidato a vice, o deputado Arnaldo Mello.
Comentários