Articulação

Há muito que se fala na questão política dentro da administração municipal. Todos são unânimes quando afirmam que no governo municipal falta coordenação política, que não pode ser exercida pelo prefeito. Esta mesma ausência é para o partido que comanda o município. Obrigatoriamente, no mínimo quinhentas pessoas deveriam ter participado da convenção, afinal seria o momento de mostrar que o grupo está bem, tem controle da situação e que o candidato apoiado por eles terá a maioria. Ficou no teria. Menos da metade dos quinhentos esteve por lá e secretários do próprio PSDB estavam longe do Sesi, aproveitando o domingo. De quem é a culpa? Acho que, neste momento, não interessa saber quem foi o culpado. Faltou coordenação e articulação política.

Perdeu

O prefeito e o presidente do PSDB de Imperatriz perderam a chance de mostrar a força política que têm para aqueles que formam a oposição. A ausência de filiados na convenção, que foi trazida para Imperatriz exatamente por não correr o risco de não reunir filiados, foi motivo de discussão na saída dos candidatos. Um dos filiados do PCdoB disparou críticas para todos os lados.

Reparar

Diante do fracasso de filiados, resta agora ao grupo do prefeito Madeira trabalhar para fazer com que o seu candidato a governador mantenha o percentual daqueles que votam no comunista em Imperatriz. Seria uma resposta, portanto.

Grupo

Franciscano, que foi alvo de especulação por parte dos aliados do comunista por conta de um flagrante conversando com Dino, foi duro ontem ao afirmar que não admite nem mesmo que pensem em apoio e que é homem de grupo e leal ao seu partido. Portanto, quem levantou a lebre querendo provocar uma situação errou de lado.

Palavra

O ex-prefeito e atual presidente do PMDB é um homem de palavra. Sertanejo, é daquele tempo em que bastava dizer feito que o negócio não tinha volta. Amigo pessoal do senador João Alberto e do próprio ministro Lobão, Franciscano não tomaria nenhuma decisão sem antes comunicar aos seus amigos.

Energia

Com as férias antecipadas por causa da Copa, a diversão também chega mais cedo aos lares, mas é neste período que as crianças passam a maior parte do dia em casa e o consumo da energia elétrica tende a aumentar. Por isso, a CEMAR preparou algumas orientações para economizar energia enquanto os filhos curtem as férias.

Dicas

As dicas são bem simples e podem fazer grande diferença ao final do mês. Uma delas, por exemplo, é desligar as lâmpadas acesas durante o dia e aproveitar a luz natural. Já durante a noite, basta desligar as lâmpadas dos ambientes sem uso no momento e reforçar o aviso desta necessidade às crianças.

Ligada

Outra sugestão é evitar que os pequenos durmam com a televisão ligada. Use a opção de programação de tempo para que a TV se autodesligue. A opção também vale para os aparelhos de ar condicionados, assim evita-se o funcionamento de eletrodomésticos quando ninguém estiver utilizando.

Verão

Se o chuveiro da casa for elétrico, a chave tem de ser mantida na posição verão e a torneira deve ser fechada enquanto o corpo é ensaboado ou os cabelos são lavados. As crianças também devem ser orientadas sobre isso, além de ser aconselhadas para que o banho seja rápido.