Reunião

O prefeito Madeira se encontra hoje com a cúpula do PSDB Nacional para ser oficializado como coordenador da campanha do presidenciável tucano Aécio Neves. Não pedirá conselhos sobre seu caminho na eleição maranhense. O que falta decidir é se Madeira irá participar da campanha estadual com Flávio Dino, ou se dedicará somente à campanha presidencial. Só isso é que falta ser decidido. Muitos apostam que o prefeito de Imperatriz vai mesmo ficar com a segunda opção.

Respeito

A entrevista do ex-prefeito Deoclides Macedo, que foi preterido pelo seu partido na decisão de apontar o nome a ser indicado para compor a chapa da oposição e voto vencido, mostra que está longe da união pretendida entre PDT e PCdoB. Mesmo sendo voz isolada, tendo em vista que sua opinião não valeu na reunião que escolheu o nome, o principal nome da esquerda na região exige respeito, o que significa dizer que vão continuar exigindo o cumprimento do acordo.

Brigas

Se na pré-campanha a oposição está desta forma, imagine caso Flávio Dino seja eleito. Como irão governar? Na montagem do governo, irão continuar se engalfinhando e digladiando por cargos e funções. Como o pré-candidato comunista é conhecido pela sua forma do absolutismo, ou seja, vale somente o que ele pensa, ainda teremos muitas brigas até a convenção.

Alternativa

Um mês antes, dificilmente alguém da pré-campanha de Hilton Gonçalo faria afirmações tão convictas. A tensão causada pelo posicionamento do partido chegou a afastar o pré-candidato ao governo das discussões, mas o cenário se modificou e ele voltou para o centro da discussão.

Caminha

Hilton caminha a passos largos para consolidar sua candidatura. Esta semana, recebeu a declaração de apoio do vice-presidente do PV, Washington Rio Branco. Já esteve reunido com o presidente do PMN, deputado estadual Eduardo Braide. Tem buscado dialogar com PR, PROS, PTC e PP. O pré-candidato do PDT não fecha as portas e diz ter o direito de buscar alianças.

Educação

O Maranhão sedia, dessa segunda (5) até a próxima quinta-feira (8), a reunião do Conselho Nacional da Educação (CNE). O evento foi aberto ontem no Hotel Luzeiros, pelo ministro da Educação, José Henrique Paim. Ele esteve domingo (4) no Palácio dos Leões, onde recebeu das mãos da governadora Roseana Sarney o Plano Estadual de Educação do Maranhão.

Primeiro

O Maranhão é o primeiro Estado do Brasil a entregar ao Ministério da Educação (MEC) o documento que define metas importantes para a melhoria do ensino público nos próximos anos. Durante o encontro com a governadora, o ministro Paim ressaltou a importância de o Maranhão ter saído na frente com as ações já definidas nessa área, reforçando a continuidade de programas implantados no estado.

Qualidade

O Plano Estadual de Educação entregue pelo Governo do Maranhão é resultado de uma série de discussões realizadas em todo o estado entre instituições que atuam na garantia da qualidade de ensino para alunos e professores em sala de aula.

Barra

Acompanhado de grande comitiva de lideranças políticas estaduais e municipais, o senador da República, Edison Lobão Filho (PDMB), prestigiou, no último sábado (3), a programação organizada pela Prefeitura de Barra do Corda (346 km de São Luís) para celebrar os 179 anos de emancipação política da cidade. Convidado pelo prefeito Eric Costa (PSC), o senador foi recebido com carinho e grande entusiasmo pela população cordina.

Corda

Participaram da programação o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PDMB), o ex-ministro do Turismo, deputado federal Gastão Vieira (PMDB), o ex-secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha (PMDB), o deputado estadual Antonio Pereira (DEM), os prefeitos Adailton Cavalcante (PMDB), de Fernando Falcão; Biné (PR), de Joselândia, e Gustavo Augusto (PV), de Jenipapo dos Vieiras, e ainda o líder político municipal Aristides Milhomem.