Liberado
Possibilitar a abertura de alguns setores não significa que liberou geral. É preciso que as pessoas tenham responsabilidade e não saiam por ai batendo perna ou fazendo festa. Imagine, o município colocar equipe de fiscalização para obrigar as pessoas a não se aglomerar e serem infectadas por este terrível virus. Ou seja, impedir que alguém seja atingido por uma doença quando eles próprios deveriam ter cuidados. Não está liberado para a zoeira e oba oba. Ainda não encontraram vacina ou remédio.
Vedação
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, promulgou na manhã desta quarta-feira (17) o Projeto de Lei que dispõe sobre a vedação da suspensão e/ou cancelamento dos planos de saúde por falta de pagamento, durante a vigência do plano de contingência do novo corona vírus (COVID-19).
Unanimidade
A lei foi elaborada pelo deputado Professor Marco Aurélio (PCdoB) e aprovada no último dia 25 de maio, por unanimidade, através de sessão parlamentar remota. Segundo Marco Aurélio, a medida visa garantir o atendimento dos serviços de saúde, principalmente como uma forma de reforço a saúde pública. Além de dar a possibilidade aos clientes de quitar esses débitos futuramente.
Ajuda
A Secretaria de Desenvolvimento de Imperatriz orienta a população imperatrizense a não dar ajuda aos pedintes venezuelanos que ficam nas ruas, pois eles possuem abrigo próprio e a forma de trabalho adotada por eles configura exploração do trabalho infantil.
Apoio
Esses refugiados contam diariamente com apoio pedagógico, refeições e lanches, itens de higiene pessoal, acompanhamento de saúde, dentre outros serviços e cuidados indispensáveis à manutenção da vida. Ir às ruas e expor as crianças a esse tipo de atividade é perigoso e não tem respaldo legal no Brasil.
Matriculadas
A coordenação da Sedes, inclusive, informa que as crianças estão devidamente matriculadas na escola regular e os adultos no EJA, e que as crianças possuem espaço para brincar à vontade.
Outras
Há informações de que os pedintes que ficam nas ruas são de outras cidades, e que migram conforme sentem a necessidade, porém vale lembrar que todos possuem abrigo adequado.
Abrigo
Quer colaborar com o abrigo? Caso tenha interesse em doar, vá ao abrigo e faça a entrega dos donativos. O Abrigo Reviver, para refugiados, está localizado na Rua Pernambuco, 1897, entre a Avenida Industrial e a Rua E, bairro Santa Rita.
Retorno
As 147 escolas da rede municipal de ensino em Imperatriz estão se preparando para retomar as aulas, a partir do dia 13 de julho, de maneira online. As escolas estão fechadas desde o dia 15 de março. Os alunos ficaram de férias entre os dias 4 de maio e 2 de junho. Ainda não há previsão para o retorno das aulas presenciais.
Travessia
As obras de duplicação da BR-O10, no perímetro urbano de Imperatriz, continuam paralisadas e o DNIT do Maranhão não dá nenhuma explicação. A bancada federal maranhense formada de 18 deputados e três senadores, bem como Prefeitura, Câmara, Associação Comercial,CDL, OAB , Assembleia Legislativa e Governo do Maranhão, tem cobrado a conclusão da obra. O Ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, já deveria ter vindo a Imperatriz.
Retomada
O Dnit informa que no mês de julho as obras serão retomadas com investimento para ate o final do ano de cinco milhões de reais e que a construtora responsável pela obra, Ederconsil, está em dia em recebimento. O valor total da travessia urbana de Imperatriz, em seus 14kms, é de 200 milhões de reais. Pouco mais de 30 milhões já foram liberados.
Justiça
O empresário e publicitário imperatrizense Nilson Takashi luta na justiça em Uruaçu-GO pela liberação de 120 caixas de hidroxicloroquina 400mg. Esse medicamento de combate ao COVID 19 foi comprado com dinheiro do povo de Imperatriz, através da realização de uma live.
Comentários