Não tem

O que fazer? Essa foi à declaração do vereador  Chiquim da Diferro ao negar que esteja doente e em uma chácara tomando medicamentos. Ele reagiu afirmando que não está doente e lamentou o comportamento de quem está divulgando nas redes sociais o contrário e conclamou que ao invés de espalhar fake news deveriam todos se juntar para apoiar quem estar precisando. Depois comentou: "Amigos e amigas, participei da sessão na Câmara desta terça-feira(19), iniciando assim mais uma semana de trabalho no legislativo, com aprovação de indicações para o bem-estar de nossa população".

Monitorado

A eventual necessidade de se adiar as eleições deste ano é um cenário monitorado de perto por um grupo de trabalho instituído em abril pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da pandemia do novo coronavírus, o tribunal afirma que, por enquanto, tem dado conta de manter o seu cronograma de providências materiais e testes para que o calendário eleitoral não sofra alterações.

Constitucional

Como a constituição prevê que a eleição deve ser realizada "no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder", qualquer mudança de data, por menor que seja, requer aprovação de uma proposta de emenda constitucional. Ou seja, precisa de duas votações na Câmara - com aprovação de ao menos 308 dos 513 deputados - e outras duas no Senado, com o aval de 49 dos 81 senadores.

Contra

No mês passado, pouco depois de tomar posse como presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que se empenharia para "evitar qualquer tipo de prorrogação na medida do possível". Ele admitiu, porém, que o contexto da pandemia é que definiria a data da votação. "Se não tivermos condições de segurança teremos de considerar o adiamento pelo prazo mínimo."

Travessia

O pecuarista  Francisco Santos Soares, o Franciscano,  vice-presidente do MDB do Maranhão, vê com preocupação o descaso do DNIT do Estado com as obras da travessia urbana de Imperatriz. O investimento do Governo Federal é 209 milhões de reais, mas até agora foram liberados menos de 30 milhões de reais. Segundo Franciscano, a bancada federal maranhense já deveria ter interferido em favor da retomada das obras.

Fábrica

A cidade de Amarante ganhará nos próximos meses uma fábrica de extrato de tomate, graças ao deputado federal, Hildo Rocha, que viabilizou emenda parlamentar a pedido do líder político Dr. Gildásio. O empreendimento vai possibilitar a verticalização da produção e gerar empregos e renda aos produtores rurais do município.

Solidariedade

O Partido Progressista em Imperatriz decidiu arregaçar as mangas e cair em campo para somar esforços com outros parceiros no sentido de conseguir doações, para atender quem mais necessita neste momento de pandemia. O presidente do PP, Frederico Ângelo agradeceu o apoio reafirmando que os partidos também devem participar de iniciativas iguais e não apenas falar de política e eleições.

Julgar

O ministro Luis Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou na semana passada que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) julgue novamente as contas de campanha do senador Weverton Rocha (PDT) referente às eleições de 2018. O pedetista teve as contas aprovadas com ressalvas, mas, segundo a Procuradoria Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA), ele comprovou gastos da ordem de R$ 63 mil apresentando documentos fora do prazo. Ao julgar um agravo de instrumento da PRE, o ministro do TSE anulou o julgamento realizado pela Corte eleitoral maranhense e determinou nova apreciação do caso, sem que sejam considerados os documentos encaminhados pela defesa de Weverton fora do prazo legal.