Máscaras
O governador Flávio Dino (PCdoB), que tem baixado decretos impondo isolamento social para conter os avanços do coronavírus, bem que poderia lançar uma ação para amenizar a crise enfrentada pelas micro e pequenas indústrias de confecções, malharias, costureiras autônomas, encomendando a confecção de máscaras para evitar a contaminação pelo covid-19. A procura por esses protetores aumentou significativamente desde a última quinta-feira (02) após o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, ter recomendado o seu uso, pois, mesmo não tendo o mesmo efeito das usadas em hospitais, evitar que uma pessoa contamine outra, mas com troca da peça para higienização, o que obrigara uma pessoa ter pelo menos três, e hoje uma máscara de pano ou malha está custando em média R$ 5,00, mas ainda assim não é fácil encontrar, já que a produção é em baixa escala.
Em massa
Uma contratação em massa poderia demandar as pequenas indústrias para fornecer máscaras, sob orientação da Secretaria de Saúde, para serem distribuídas na periferia, feiras, canteiros de obras, entre motoboys e outros que têm contatos com o público e precisam trocar essas peças com mais intervalos, até pela atividade que desempenha.
Adiar
Depois do adiamento das eleições já ser tratado abertamente no Congresso Nacional, tanto no Senado quanto na Câmara Federal, inclusive com apresentações de PEC's, foi a vez de ministros de o Supremo Tribunal Federal admitirem que essa possibilidade é real, devido a pandemia do novo coronavírus
2020
No entanto, ao contrário dos deputados e senadores que querem o adiamento para 2022, prorrogando mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, unificando assim as eleições, os ministros que abordaram o assunto entendem que o adiamento é possível, mas para o fim de 2020.
Dezembro
O ministro Luís Roberto Barroso, que será o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar de achar o debate precoce, admitiu a possibilidade, mas deixando claro que em acontecendo seria para, no máximo, dezembro.
Psicologia
Oferecer suporte psicológico durante o distanciamento social ocasionado pelo coronavírus no Maranhão, diminuindo seu impacto na saúde mental é o objetivo do Acolhimento Psicológico na Pandemia de COVID-19, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi), órgão do Sistema Fiema. Iniciado semana passada, o atendimento a distância deve ser solicitado via mensagem de celular, sendo a consulta com um psicólogo realizada por chamada telefônica, no dia e hora marcados.
Bancos
Os bancos devem pagar mais imposto para ajudar o país a superar a crise provocada pela pandemia do coronavírus. É o que propõe projeto de lei apresentado pelo senador Weverton (PDT-MA). O PL 911/2020 aumenta a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) do setor de 20% para 50%.
Prazos
É bom salientar que os dias 3 e 4 de abril no calendário eleitoral foram para filiações e desincompatibilização de quem responde por ordenamento financeiro em repartições. Os partidos e seus candidatos terão até o mês de julho para articularem suas chapas de vereadores e a vice. Agora só podem fazer a chapa de vereadores com quem já estar filiado e com domicilio eleitoral.
Comentários