Qual mal?
Servidores do município e simpatizantes da gestão Assis Ramos decidiram confrontar os vereadores e prometem para hoje, a partir das 07:30, promover uma manifestação na frente da Câmara exigindo que os vereadores aprovem a Lei de Diretrizes Orçamentária e o próprio Orçamento de 2020, que desde o final do ano passado está na casa de leis e de forma inédita até hoje não foi aprovada. De acordo com eles, a não aprovação do orçamento, que tradicionalmente ocorre sempre antes do período legislativo anterior, no caso em dezembro, engessa a administração com vários fatores, entre eles até atraso nos seus salários.
Críticas
O próprio presidente da Câmara saiu atacando o vereador Chiquim da Diferro e o ex-vereador Buzuca, e sinceramente não entendi as criticas ao Chiquim da Diferro, que apenas expôs sua opinião diante do problema exatamente porque tem cinco mandatos e conviveu com esta situação ao longo dos anos. E mais: Diferro tem atuado de forma diferente, ou seja, levando serviços aos bairros onde tem influência e muitas das vezes com recursos próprios e com o apoio do executivo. Por isso mesmo prefere apoiar o executivo e conseguir serviços e melhorias para seus locais de apoio.
Vice?
Ainda é muito cedo para descartar algumas candidaturas a prefeito, quanto fechamento de chapas de prefeito e vice. Contrariados com encontros entre Assis Ramos e Daniel Fiim, um político em ascensão , simpatizantes de outros candidatos tentam a todo custo desvalorizar o médico e apontando que ele será candidato a vice-prefeito.
Projeto
Daniel Fiim tem dito que para este ano ele pensa não apenas em ser candidato a prefeito, mas numa composição política que permita dar a ele condições de novas investidas políticas em um futuro bem próximo, tipo apoio do grupo para uma disputa para deputado ou mesmo para a sucessão. Em nenhum momento em entrevistas, ele tem citado exigências por cargos para uma tomada de posição, assim como radicalismo em sua decisão.
Diretórios
Se o TSE bater o pé quantos partidos em Imperatriz poderão disputar as eleições? Pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral, somente partidos com diretórios municípios podem disputar eleições e pelo que se sabe, somente o MDB tem diretório. O restante é Comissão Provisória.
Bucha
Outro detalhe que precisa ser avaliado é quanto ao fim das coligações e ainda a cláusula de barreira, em que terá mudanças na eleição de vereadores e deputados. Nas eleições anteriores, um candidato eleito com muitos votos levava outro, agora mesmo com este candidato conquistando muitos votos será necessário que o segundo colocado do seu partido tenha atingindo pelos ao menos 10 por cento do coeficiente eleitoral para ser puxado.
Apoio
Primeiro partido a fechar questão de ordem e defender um segundo mandato ao atual prefeito de Governador Edison Lobão-MA, Geraldo Braga, foi o Partido dos Trabalhadores-PT, durante ato de renovação do diretório municipal. Depois foi a vez do PCdoB, sigla na qual o mandatário é filiado. No último domingo (19) foi a vez de o Patriota defender segundo mandato ao professor, que está prefeito deste janeiro de 2017. O Patriota recebeu novos filiados e lançou pré-candidatos a vereador . Evento contou com a presença de lideranças locais da sigla e do presidente estadual deputado federal Marreca Filho.
Reflexão
"Sem tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em lugares onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte... Lembrei-me ago...ra de Mário de Andrade que afirmou: 'as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa."
Comentários