Ramal
A Fiema reivindicou a implantação do ramal ferroviário Porto Franco/Balsas, a título de compensação ao Maranhão pela prorrogação do prazo de exploração da Estrada de Ferro Carajás (EFC), até 2057. A Relações Governamentais da Vale no Maranhão, Vanessa Tavares, também participou da reunião. A Fiema já havia pedido que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) colocasse esse item como compensação financeira da exploração da Estrada de Ferro Carajás por mais três décadas no seu território.
Estratégico
Para o vice-governador, o novo ramal é estratégico e representa economia e desenvolvimento para o Estado. "Com o projeto pronto, teremos uma grande economia de frete para os produtores rurais do sul do estado, além de reduzir a despesa com manutenção de rodovias", ressaltou.
Agropecuária
Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aplicou no Censo Agropecuário um quesito para identificar raça e cor dos que trabalham nas empresas de agropecuária. De acordo os números divulgados nesta sexta-feira (25), sobre quem dirige os empreendimentos rurais, o resultado foi o seguinte: brancos 45,4%; pretos 8,4%; amarelos 0,6%; pardos 44,5% e indígenas 1,1%. Sobre quem trabalha a terra, há uma inversão: 52,8% são pretos ou pardos e 45,4% brancos.
Fortalecimento
O Democrata do Maranhão continua seu processo de fortalecimento dos quadros políticos visando as eleições municipais de 2020. O presidente estadual da legenda, deputado federal Juscelino Filho, anunciou a chegada de Dr. Benjamim de Oliveira, importante liderança política da Região Tocantina, e oficializou o nome do novo integrante como pré-candidato à Prefeitura de Açailândia no pleito do próximo ano. Dr. Benjamim cumpriu extensa agenda em Brasília, incluindo encontros com ACM Neto, Davi Alcolumbre e Weverton Rocha.
Imperatriz
O deputado Juscelino Filho tem procurado organizar o DEM com vistas as eleições, pois além de Açailândia, ele já havia anunciado o prefeito Assis Ramos como candidato à reeleição e que estará hipotecando apoio ao prefeito imperatrizense.
Safra
Envolvido nos preparativos para a plantação da próxima colheita de milho e soja, o produtor e ex-prefeito Franciscano acompanha atentamente o andar da sucessão municipal em Imperatriz e o comportamento do seu partido, o MDB. Se o partido decidir ter candidato, seu nome estará à disposição. Por enquanto, cuida dos cinco mil hectares da fazenda Bola Branca, destinados à safra de soja e milho.
Itinerante
Por que a Assembleia Legislativa despreza a força politica da segunda maior cidade do estado e segundo colégio eleitoral, ao iniciar o programa Itinerante do Legislativo Estadual, que já esteve em duas cidades, e não há previsão de quando virá a Imperatriz, que já sediou o parlamento estadual? Os deputados estaduais da cidade precisam se movimentar para que a assembleia venha à cidade.
Contratados
Na cidade de Barra do Corda, ocorreu um fato inédito após uma denúncia do Ministério Público ainda no ano de 1999 contra o ex-prefeito Bena Almeida, por ter contratado em um ano de governo 195 pessoas sem a realização de concurso público. Ocorre, que desde a Constituição de 1988, apenas Bena Almeida foi denunciado e condenado na justiça daquela cidade. Recorreu e perdeu no Tribunal de Justiça em 2017 e teve sua condenação mantida, por unanimidade, pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça.
Comentários