Ceasa
Imperatriz terá dentro de seis meses a sua Central de Abastecimento (CEASA) na BR-010 em frente ao Conjunto Vitória, em terreno doado pelo empresário Raimundo Doca. O prefeito Assis Ramos (DEM) presenciou o início das obras e destacou o empenho do senador Roberto Rocha (PSDB) na liberação dos recursos de mais de dois milhões de reais. No lançamento da CEASA, o prefeito comemorou 400 gols e ações enumerados em placas; "são gols em favor duma cidade que nunca viu tanto em tão pouco tempo", disse ele.
Hospitais
Em que pese à crise financeira no País, o Governo do Maranhão tem tido um bom desempenho em obras e serviços na Região Tocantina. A avaliação é do presidente da AGEMSUL, Frederico Ângelo, garantindo que os hospitais de 20 leitos serão concluídos atendendo reivindicação dos prefeitos.
Extinção
Uma das mudanças propostas pelo governo federal no Pacto Federativo é a extinção de municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. Esses municípios deverão ser incorporados às cidades vizinhas. Um levantamento feito a partir de dados do Tribunal de Contas Estadual (TCE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Tocantins teria 68 cidades anexadas com base nos dados de 2018 e 2019.
Proposta
A proposta, caso seja aprovada pelo Congresso Nacional nos moldes que foi enviada, prevê que os dois requisitos sejam verificados em 2023. Nos casos dos municípios que não atingirem o "índice de sustentabilidade", não haverá eleição municipal em 2024. Em 2025, serão incorporados por outros municípios.
Tocantins
No Tocantins, a estimativa de população feita pelo IBGE em 2019 mostra que 69 cidades não alcançam a quantidade de 5 mil habitantes prevista pela proposta. Apenas um destes municípios escaparia da extinção por ter receita própria acima de 10%, segundo levantamento do TCE em 2018: Santa Rosa do Tocantins, que tem 4.829 habitantes e 13,6% da receita arrecadada.
AMT
A Associação Tocantinense de Municípios também vê a proposta como um retrocesso. "Os municípios são a base da economia dessas localidades. Boa parte dos recursos públicos circulam na localidade e isso certamente irá influenciar diretamente na vida dos cidadãos dessas comunidades", disse o presidente, Jairo Mariano.
Bico do Papagaio
Veja os municípios do Tocantins que em 2019 cumprem os dois requisitos para serem extintos, segundo TCE e IBGE: CACHOEIRINHA - 2.275; CARRASCO BONITO - 4.095; MAURILÂNDIA DO TOCANTINS - 3.426; SAMPAIO - 4.711; SÃO FÉLIX DO TOCANTINS - 1.585 e SÃO SEBASTIÃO DO TOCANTINS - 4.805
Reivindicou
"Amigos e amigas, no dia 12 de agosto de 2017, reuni com o senador Roberto Rocha (PSDB), na oportunidade entreguei minha solicitação de algumas demandas para nossa cidade com recursos do governo federal, entre elas a CONSTRUÇÃO DO CEASA DE IMPERATRIZ. E nesta QUARTA-FEIRA (13), acompanhei o prefeito ASSIS RAMOS na assinatura da ordem de serviço desta importante obra, uma luta minha em prol do povo de minha cidade. Como único vereador do PSB é meu dever buscar ajuda para o município de IMPERATRIZ". Vereador Chiquim da Diferro.
Os Caipiras
Trata-se de um filme, longa metragem que teve 80% das locações feitas em Imperatriz. De acordo como produtor Hélio Amaral, foi um ano de gravação e conta com os atores Feliciano Popó e José Bramussi do filme 'Ai que Vida', as atrizes Keila Dantas, Wanda Solimões, o próprio Hélio Amaral e participação especial de Wanderley Andrade. O filme foi aprovado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e vai ser exibido na rede de cinemas Cinesystem em todo o Brasil, tendo início no próximo dia 21 de novembro. Aqui será exibido na unidade do Imperial Shopping. O financiamento foi com recursos próprios, que o produtor informa ter tirado do próprio bolso.
Comentários