Diminuir

Quando se fala em crescimento reduzindo é uma equação que não dá certo. Enquanto muitos estão analisando como positivo o projeto do governo de extinguir mais de mil municípios em todo o Brasil, vale lembrar que não haverá economia e sim prejuízos aos moradores. É que o repasse do FPM é dividido entre os municípios e se criar um município terá que dividir com os que já existem e mesma coisa será com relação a redução. O valor que seria destinado àquele município será colocado no bolo para ser rateado, ou seja, vai continuar sendo repassado pela união.

Pior

O pior com este projeto é que as cidades que hoje respiram desenvolvimento, mesmo que pequeno, ficarão novamente isoladas e a mercê da administração da cidade na qual foi incorporada como era antes e por isso lutaram para se emanciparem. Sem prefeituras, sem câmaras e sem secretarias, o número de desemprego crescerá e muito nestas cidades, além de obras, saúde e educação praticamente não virão mais.

Exemplo

A cidade de São Pedro dos Crentes tem uma gestão modelo e que inclusive levou o presidente Bolsonaro a receber em audiência o seu prefeito para agradecer a maior votação proporcional no estado a seu nome, e ainda para elogiar o trabalho do gestor. Se aprovado o projeto, São Pedro vai ser incorporado novamente ao Estreito, e com isso ficará a mercê da boa vontade dos prefeitos estreitenses para atender suas necessidades que em tempo de chuvas fica praticamente intrafegável o trecho de 100 km entre as duas cidades.

Pobreza

O Maranhão foi o estado com maior percentual de pessoas com rendimento abaixo da linha de pobreza, (53,0%), em 2018, enquanto Santa Catarina, que também se mostrou o estado menos desigual, apresentou o menor percentual de pobres. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada nesta quarta-feira (06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Icrim

Frederico Ângelo, presidente da AGEMSUL, se reuniu na sede da Agência Metropolitana com parte da sua equipe técnica e com o engenheiro da Secretária de Segurança Pública, Antônio Pernambucano, para juntos definirem melhores adequações do projeto de reforma do ICRIM e IML, visando assim sempre seguir as regras sanitárias, de segurança pública, e do sistema técnico científico.

Candidatos

Nos próximos dias desembarcará no Maranhão, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e ele trará a orientação que o partido deve ter candidaturas próprias nas 20 maiores cidades do estado. A informação é da ex-governadora Roseana Sarney, que vem recebendo diversas lideranças em sua residência e vem mostrando disposição para voltar a percorrer os municípios na disputa eleitoral do próximo ano.

Cidades

São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Caxias, Timon, Codó, Paço do Lumiar, Balsas, Açailândia, Barra do Corda, Santa Inês, Grajaú, Bacabal, Chapadinha, Santa Luzia, Buriticupu, Itapecuru-Mirim, Coroatá e Barreirinhas são as prioridades, assim como Presidente Dutra, Estreito, Porto Franco e muitas outras.

Reflexão

"Perdoar não é uma opção, é a única forma de libertar a si mesmo". Paulo Sérgio Macedo -  Pastor e psicanalista