Qual foi a ajuda mesmo?

O deputado estadual Wellington do Curso esteve em Imperatriz novamente para criticar o funcionamento do Socorrão, como já fizera na gestão Madeira, e em outra oportunidade para falar sobre a falta de água. O que se estranha é que o parlamentar, que tem direito a mais de quatro milhões de emenda, e a metade impositiva, não tenha nem antes ou depois da primeira visita destinado nenhum valor para ajudar aos gestores para aplicar no Socorrão.  Criticar é fácil e simples, contudo, agir é mais difícil. E mais: para ele ver a situação da saúde no estado,  não precisava viajar tão longe os dois socorrões da capital, estão bem pertinho dele e todos sabem como eles funcionam e não são exemplos para município nenhum do estado. Perdeu a oportunidade de ficar calado.

Anel

O prefeito Assis Ramos autorizou na última quinta-feira, 13, o início dos serviços de abertura do acesso que interligará a Avenida Nossa Senhora, no Jardim das Oliveiras, à Avenida Manoel Ribeiro Soares, na Vila Machado. Medida visa a construção do Anel Viário de Imperatriz, ligando a Avenida Pedro Neiva de Santana à BR-010, contribuindo para desafogar o trânsito no setor do Entroncamento.

Combustíveis 

Desde domingo (16) está  em vigor nova tabela com preços de referência para cobrança de ICMS sobre combustíveis. Aprovado pelo Conselho Monetário de Política Fazendária (Confaz), o Ato Cotepe fixa a gasolina comum em R$ 4,66 e aditivada em R$ 5,70, valores sobre os quais incide o imposto, pouco importando por quanto é vendido na bomba. Segundo a Secretaria de Fazenda, os valores são encontrados pelas médias de preços medidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Esporte 

Em 12 anos, o Brasil sediou quatro eventos esportivos mundiais. Em 2007, o ex-presidente Lula foi vaiado na abertura do Pan; em 2014, a ex-presidente Dilma teve seu discurso abafado por ofensas; em 2016, Michel Temer foi recebido com sonora vaia na abertura da Olimpíada do Rio; sexta-feira, Bolsonaro foi aplaudido ao abrir a Copa América.

Estacionamentos

Demorou, mas finalmente um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu interpretar com inconstitucional a lei municipal que concede gratuidade de 30 minutos nos estacionamentos de shopping centers de São Luís. Ricardo Lewandowski suspendeu a gratuidade por entender que a regulação só pode ser feita por lei federal. A decisão foi publicada sexta-feira (14) no Diário Eletrônico do STF, mas ainda cabe recurso da decisão. A ação foi ajuizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Feriados

De acordo com a legislação brasileira, são considerados feriados nacionais oficiais 1º de janeiro (Dia da Confraternização Universal), 21 de abril (Dia de Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalhador), 07 de setembro (Dia da Independência), 12 de outubro (Dia da Criança e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal). Além destes, são feriados opcionais, ou seja, dar folga quem quer, terça Carnaval, quinta-feira Santa, Corpus Christi e Finados (02 de novembro).

Municípios

Além dos federais, os municípios têm direito a quatro feriados, todos de caráter religioso, incluindo a Sexta-Feira Santa (obrigatório), e os demais de Imperatriz  são das seguintes datas: 15 de outubro, Padroeira de Imperatriz, e Corpus Christi. Ou seja, apenas três feriados religiosos dos quatro a que tem direito.  Em São Luís não é feriado municipal, pois trocou o Corpus Christi pelo aniversário da cidade, em 8 de setembro.