Perguntar não ofende
E se Jair Bolsonaro não tivesse recomendado a rememoração do 31 de março, alguém iria lembrar de homenagear Maria Aragão e Bandeira Tribuzzi e dar pensão vitalícia ao líder camponês Manoel da Conceição?
Riachos
Por conta das fortes chuvas que caíram na noite de domingo para segunda-feira, diversos bairros e ruas tiveram problemas por conta dos riachos que transbordaram dado ao volume de água, e principalmente porque a mão do homem invadiu os leitos naturais dos riachos e eles foram obrigados a procurar outros locais para seguir seus cursos. E para completar a atitude daqueles que jogam lixo nas ruas, além de coisas de suas casas que não querem mais e lançam dentro dos riachos. Depois culpam apenas a gestão municipal, que fez grande arrastão de limpeza nos riachos e, mesmo assim, eles transbordaram.
Enciclopédia
Há exatamente 16 anos, no dia 28 de março de 2003, uma noite de sexta-feira, foi realizada a solenidade de lançamento da "Enciclopédia de Imperatriz", a maior obra de referência do município. O evento ocorreu no auditório do Palácio do Comércio e Indústria e reuniu centenas de pessoas. Tratava-se do maior esforço editorial da história do município e uma das maiores realizações do gênero em todo o Estado e Região.
Santa Teresa d’Avila
O dia 28 de março não foi escolhido por acaso: nessa data, em 1515, na Espanha, nasceu a padroeira da cidade, Santa Teresa d'Ávila, que é lembrada em Imperatriz em 15 de outubro, data de sua morte. Aliás, a "Enciclopédia" traz um registro curioso, como a data verdadeira da morte de Santa Teresa.
Prefeitos
Nos bastidores da política, a corrida rumo às eleições de 2020 já começaram. Neste sábado (30), foi realizada a convenção partidária do Solidariedade Maranhão, em São Luís. Durante o evento, o presidente estadual da sigla, Simplício Araújo, foi reconduzido ao cargo, e destacou o crescimento do partido, que está de olho nas eleições de 2020.
Imperatriz
O partido está de olho em cidades como Pedreiras, Trizidela do Vale, Bacabal, Imperatriz, Açailândia, Loreto, Grajaú, Tuntum, Barra do Corda, São Luís, Buriticupu e Governador Edson Lobão. Nestes municípios, as candidaturas serão próprias nas duas maiores cidades do Maranhão, com os nomes dos deputados de Rildo Amaral em Imperatriz e Helena Duailibe em São Luís. Deputado Fernando Pessoa, em Tuntum, Arnoldo em Buriticupu, Alessandro Costa em Loreto, Gil Lopes em Barra do Corda e o próprio presidente Estadual Simplício Araújo, que tem sido provocado para a disputa de 2020.
Democratas
Por aqui está encaminhada a mudança no comando do DEM, que elegeu na semana passada nova executiva e caminha para que seja a nova sigla do prefeito Assis Ramos. Os primeiros contatos já foram feitos entre o presidente estadual Juscelino Filho e Assis Ramos e detalhes devem fechar a chegada do executivo e seu grupo no comando municipal do DEM. Hoje está em 80 por cento de fechado.
Desestatização
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, sexta-feira (29), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse que a privatização da Ferrovia Norte-Sul vai possibilitar a industriais e produtores rurais instalados na região central do país acessar dois dos maiores portos do país: Santos, em São Paulo, e Itaqui, no Maranhão. Ele está convencido de que a empresa vencedora, Rumos, concluirá em breve esta obra, iniciada ainda no governo do ex-presidente José Sarney e que é apontada com fundamental para a integração nacional.
Comentários