Edison Lobão
Uma comitiva de vereadores esteve nos últimos dois dias em Brasília, como também o secretário Marcus Freitas e Adão (presidente do Sindicouros). Na oportunidade levaram diversas demandas ao deputado federal Simplício Araújo e aos senadores do nosso estado; os quais demonstraram bastante interesse em atender. "Fico satisfeito com a forte possibilidade de benefícios ao município e na certeza de estarmos fazendo um bom trabalho", pontuou o vereador Caliandro Abreu, que integrou a comitiva.
Brasília
O prefeito Assis Ramos está em Brasília com o objetivo de apresentar, novamente, ao Ministério da Saúde, a necessidade de mais recursos para a cidade. Desta vez, ele conta com o apoio da bancada dos deputados federais do Maranhão, encabeçada pelos deputados João Marcelo, Hildo Rocha e Cleber Verde. Espera retornar com boas novidades.
Estreito
Já o prefeito Cicero Neco esteve com Clayton Noleto, secretário de Estado de Infraestrutura, onde tratou de diversos assuntos, dentre eles a continuidade do convênio do Programa Mais Asfalto, a continuidade da construção da Praça da Cibrazem e também sobre a pavimentação de acesso ao prédio da Universidade do Município cedido ao Governo do Estado, para implantação da UEMASUL. Segundo o prefeito Cicin, o secretário Clayton se mostrou bastante solícito e acredita ter bons resultados diante das solicitações apresentadas.
Esclarecimentos
O prefeito do município de Ribamar Fiquene, Edilomar Miranda, distribui nota à imprensa contestando a denúncia do vereador Evandro Saraiva. Diz ele: "Com relação à matéria divulgada no dia 11 de março de 2019, onde o poder executivo teria, SUSPOSTAMENTE, efetuado desvio de dinheiro público em obras de perfuração de poços artesianos, recebo a denúncia com a mesma surpresa que recebe toda a população fiquenense, pois nem eu, que sou gestor deste ente, tenho ciência de tal recurso recebido pelo município".
Estado
"Logicamente porque nunca recebemos. As obras dos poços em questão (Brejão, Jussara e Jabuti) são todas executadas diretamente pelo Governo do Estado do Maranhão, sem qualquer participação financeira do município de Ribamar Fiquene. Desafio o vereador Evandro Saraiva a apresentar qualquer comprovante de transferência bancária do município de Ribamar Fiquene para esta empresa que executou o serviço de perfuração de poços artesianos".
Desafio
"Assim como também, desafio o vereador a apresentar cópia de qualquer convênio assinado entre o Município de Ribamar Fiquene e o Governo do Estado do Maranhão, ou ainda, qualquer transferência de valor do Governo do Estado do Maranhão ao Município de Ribamar Fiquene referente a tais obras".
Temor
"Sobre a denúncia que supostamente o vereador quer levar ao Ministério Público, não temos qualquer temor, pois também será arquivada, assim como todas as outras que ele já fez, considerando que o mesmo profere apenas inverdades, mentiras mal ditas e não consegue apresentar uma folha de papel que comprove o que ele fala ou escreve".
Responsabilidade
É o que a coluna já vem alertando: para fazer uma denúncia é necessário agir com responsabilidade e, principalmente, com documentos, e não notas vazias e que depois são desmentidas. Como o vereador vai se posicionar depois dessa? Casos semelhantes já ocorreram aqui em Imperatriz.
Safra
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma colheita de 5,035 milhões de toneladas de grãos no Maranhão na safra 2018/19, mas isto representará uma queda de 9,9% na comparação com a anterior, que foi de 5,585 milhões. Quanto à área plantada, a diminuição será de 2,7%, pois foram 1,818 milhão de hectares na safra contra 1,770 milhão deste ano. Houve queda também de 9,9% na produtividade, pois na safra anterior ela foi de 3.071 quilos por hectare e este ano será de 2.844 quilos/ha.
Norte
E para acrescentar estes dados, informa-se que a região Norte do estado, formada pela área entre Açailândia e Itinga, já ocupa o segundo lugar em plantação de grãos no Estado, posição antes ocupada por Chapadinha e adjacências. Entre os principais produtores deste novo potencial econômico agrícola está o produtor rural Franciscano, com sua fazenda Bola Branca.
Comentários