Primeiro passo
Apesar da euforia de muitos, e até natural, um processo de desapropriação é lento, principalmente se o caso for parar nas barras da Justiça, o que delonga audiências e contrapropostas. De qualquer forma, o governo do estado baixou um decreto que desapropria uma área na futura região da via expressa, próxima ao Macrorregional, para que seja construído o novo Hospital Público Estadual de Imperatriz, o primeiro a ser construído fora de São Luís nos moldes de atendimento de urgência e emergência, um Socorrão. Talvez não seja construído ainda neste governo e fique como promessa de campanha do próximo governador, mas, enfim, foi dado o primeiro passo.
Educação
Circulou nas redes sociais, ontem, um vídeo mostrando o cantor Mano Walter levando uma lata de cerveja no rosto durante sua apresentação no carnaval de Imperatriz. Não há de se culpar nem a organização e tampouco o policiamento, que foi atuante no período, mas unicamente a quem jogou o objeto, demonstrando sua falta de educação e certamente se fosse pago o show, ele não teria ido por falta de condições financeiras. Infelizmente não deveria estar no meio das pessoas.
Título
Quem não compareceu nem justificou a ausência nas últimas três votações eleitorais pode ter o título cancelado. Para evitar a situação, a Justiça abre a partir desta quinta-feira, dia 7, até o dia 6 de maio o prazo para regularizar o título. Quem não ficar em dia com a Justiça Eleitoral fica proibido, por exemplo, de tirar passaporte, e até receber salário, no caso de servidores públicos ou empregados de entidades mantidas ou subvencionadas pelo governo.
Eleitoral
Quem tiver o título cancelado também não poderá participar de concursos públicos; obter empréstimos em instituições de crédito ligadas ao governo; ou mesmo renovar a matrícula em instituições de ensino público ou que sejam fiscalizadas pelo governo.
Perfis
Tramita na Câmara Federal projeto de lei de autoria do deputado federal Hildo Rocha que propõe meios para coibir a criação e o uso de perfis falsos, que são utilizados para a prática de crimes contra a honra, por meio das redes sociais. De acordo com o parlamentar, a internet virou território sem lei.
Falsos
A cada dia aumentam as ocorrências de crimes praticados por bandoleiros da internet que se utiliza de perfis falsos, nas redes sociais. Eles utilizam perfis falsos para caluniar, difamar, injuriar as pessoas comuns e instituições. O PL 781/2019 leva para a esfera penal a criação e o uso de perfis falsos usados para qualquer tipo de crime contra honra. A certeza da impunidade estimula os bandoleiros da internet a praticarem crimes escondidos em perfis falsos, nas redes sociais.
Superior
Novos prédios, laboratórios, reforma dos antigos e até construção de campi novos. Os investimentos de mais de R$ 50 milhões do Governo do Maranhão em ampliações e reformas colaborou com o aumento de mais de 41% no número de vagas no ensino superior do estado. "Entre 2014 e 2018, o crescimento foi de 1.435 vagas."
Renúncia
Eudes Sampaio deve assumir esta semana a Prefeitura de São José de Ribamar com a renúncia de Luís Fernando, que optou por integrar a equipe do governador Flávio Dino a continuar à frente do Município. Será a segunda vez que Luis Fernando renunciará ao mandato de prefeito para assumir cargo de secretário. A primeira foi no governo Roseana, em que se tornou o Manda-Chuva do governo estadual.
Comentários