Cidadania

A Grande Vila Nova estará recebendo o programa social "A Gente Faz Cidadania" da prefeitura de Imperatriz. Começa agora às 8 horas, e muitos serviços estarão à disposição da comunidade, além de distribuição de mudas de árvores e sorteios de brindes. O "A Gente Faz" será realizado na escola Madalena de Canossa, quase no centrão dos bairros Fiquene, Santa Lúcia, Ayrton Senna, Mutirão e da própria Vila Nova. 

Fardamento

De forma gradativa, a Secretaria de Educação retoma a entrega dos kits de fardamento escolar aos alunos da rede municipal de ensino. Só nesta quinta-feira, 21, as Escolas Paulo Freire e Marcionília Gomes Soares, receberam cerca de 1.300 conjuntos. De acordo com cronograma da Secretaria, no decorrer da semana outras unidades de ensino receberão os fardamentos, conforme produção de uniformes pela empresa contratada.

Empregos

A construção civil foi o ramo de atividade que mais perdeu empregos e representatividade na população ocupada durante a crise. Entre 2014 e 2018, o número de ocupados no setor, entre formais e informais, encolheu 14,4%, maior retração entre os segmentos que compõem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE. Ao diminuir de 7,8 milhões para 6,7 milhões, os empregos na construção passaram a responder por 7,3% da mão de obra no país, ante 8,5% há quatro anos.

Subir

Em igual intervalo, segmentos que prestam serviços, como alojamento e alimentação, transporte e serviços domésticos, viram sua participação no total de empregados subir. Na média, porém, o contingente de ocupados no Brasil ficou praticamente estável, com recuo de 0,3% no ano passado em relação a 2014. Os dados fazem parte da retrospectiva anual da Pnad Contínua.

Pífia

Segundo especialistas, o setor deve mostrar alguma retomada neste ano, puxada pelo mercado imobiliário, mas ainda pífia frente o tombo de quase 30% do PIB acumulado no último quadriênio. Por isso, a participação da construção na reação esperada para o mercado de trabalho tende a ser tímida em 2019.

Gasmar

O governador Flávio Dino usou o twitter  para anunciar a indicação do suplente de deputado Federal Deoclides Macedo para presidir a Companhia de Gás Maranhense, GASMAR. A Gasmar é uma empresa de economia mista, composta pela Termogás S.A., pela Gaspetro - Petrobras Gás S.A. e pelo Governo do Estado do Maranhão.
 
Concessão

A empresa detém a concessão, com exclusividade, para os serviços de distribuição e comercialização de Gás Natural canalizado em todo o território do Estado do Maranhão, no Brasil. Deoclides agradeceu a indicação também pelas mídias sociais. "Tenho ciência das responsabilidades e dos desafios que assumirei nesta nova jornada. Agradeço ao Governador pela confiança e empenho aqui o meu compromisso de continuar a bem servir ao povo do Maranhão, agora nesta nova função", disse.

Reflexão 

"Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos; bem diferentes são as pessoas que misturam amor e ódio em suas relações". (Freud, médico neurologista e criador da psicanálise, nascido na Áustria em 1856). Amor e ódio são antagônicos, não se completam e nem se harmonizam. Porém, no ser humano se externam de acordo com a conveniência. Se não tivermos atenção, podemos nos tornar a pior das criaturas. Vamos que vamos! Bom dia e um ótimo final de semana a todos!

Oportunidade!

Por meio do seu Programa de Responsabilidade Socioambiental, a Cemar lançou, no último dia 11, o Edital para Seleção de Projetos Culturais e Esportivos 2019, aprovados na Lei Estadual de Incentivo para todo o Maranhão. E ainda dá tempo de se inscrever, pois na edição 2019 a Companhia receberá, até o dia 15 de março, os projetos já aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura ou Esporte (que possuem o certificado de mérito), ou aqueles que já deram entrada nas secretarias estaduais. Para fazer a inscrição basta acessar o site www.cemar116.com.br e clicar no banner "Edital de Seleção de Projetos 2019".