Criticar
No afã de criticar a gestão Assis Ramos de qualquer forma, usam mesmo até de mentiras, e com gravidade, como foi o caso da notícia publicada por uma internauta de que havia um surto de meningite no Hospital Municipal, notícia logo desmentida pela direção do hospital e pela Secretaria de Saúde. Isso é uma irresponsabilidade, pois pode provocar pânico entre os pacientes e acompanhantes que estão internados no HMI. Merece uma ação reparatória na Justiça.
Coordenador
Os dezoito deputados federais e os três senadores pelo Maranhão reúnem-se nesta terça-feira (12) para escolha daquele que será o coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional. Dois nomes serão colocados para escolha dos colegas parlamentares - Juscelino Filho (DEM) e Gil Cutrim (PDT) - e o escolhido terá como principal missão harmonizar as diversas correntes existentes entre os 21 a fim de que possam atuar em conjunto por recursos e projetos que venham beneficiar o estado e a população.
Indicado
Pelos programas das legendas a que pertencem os dois candidatos e a relação delas com o Palácio do Planalto, Juscelino Filho poderia ser o mais indicado para aproximar o presidente Jair Bolsonaro da bancada, já que o partido de Gil Cutrim faz oposição ao governo federal.
Confiável
Ocorre, porém, que o mais confiável ao governador Flávio Dino (PCdoB), que não esconde sua antipatia por Bolsonaro, é o democrata e os deputados que fazem oposição ao governo estadual estão mais inclinados a votar no pedetista.
Descontentamento
Resta saber se a disputa causará descontentamento entre deputados e senadores que possa trazer desarmonia entre eles. Neste fim de semana, o deputado Eduardo Braide disse que é necessária uma união para que o Maranhão possa receber benefícios do governo Bolsonaro.
Apressado
Causou estranheza entre alguns membros da bancada maranhense na Câmara Federal a informação de que o deputado Márcio Jerry (PCdoB) pretende protocolar na Mesa Diretora, ainda nesta segunda-feira (11), a convocação do general Augusto Heleno, ministro de Segurança Institucional da Presidência da República, para prestar esclarecimentos sobre uma suposta espionagem da Agência Brasileira de Informação (Abin) na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O próprio parlamentar publicou em sua página no Twitter este ato de bravura.
Dúvida
A dúvida é saber para onde o ministro, caso a solicitação seja acatada, será encaminhado para prestar os esclarecimentos reivindicados por Jerry, pois até o momento as comissões ainda foram instaladas, ou seja, o deputado, assim como os demais, não pertence ainda a nenhuma. Estaria ele querendo que o general preste esclarecimentos ao plenário?
Rejeitado
Segundo um deputado com mais tempo de casa, ouvido pelo blog, aí o requerimento terá facilidades de ser rejeitado. Para ele, o mais aconselhável seria o deputado comunista esperar a instalação das comissões (o que vai ocorrer somente na próxima semana), saber para onde vai e direcionar o depoimento para aquela que julgar mais adequada.
NOTA
Informo que a postagem do blog do jornalista Gilberto Léda, referente a suposta conversa com o presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, para tentar assumir a legenda no Maranhão é falsa, infundada.
Ganhar
Quanto à tese de que eu estaria sem forças, dentro do MDB, irei mostrar que também se trata de uma opinião errônea, pois a minha candidatura está mantida, tenho recebido fortes manifestações de apoio e irei ganhar a disputa. Brasília, 11 de fevereiro de 2019. Hildo Rocha - Deputado Federal * MDB/MA
Comentários